terça-feira, 12 de janeiro de 2016

O Brasileiro de Xadrez é um show!

PANORAMA DO TRADICIONAL CLUBE DE XADREZ GUANABARA, NO RIO DE JANEIRO,
LOCAL DA FINAL DO 82º BRASILEIRO DE XADREZ (Fonte: Facebook da CBX)

A 82ª Final do Campeonato Brasileiro de Xadrez, que está acontecendo na cidade do Rio de Janeiro, desde o último sábado, chegou hoje a sua 5ª rodada e prossegue até o próximo domingo, num total de 11 rodadas. A competição vem sendo notícia do universo enxadrístico do país inteiro e por várias razões. De início, chama logo a atenção o alto e bom nível competitivo entre os jogadores. Com poucos empates, partidas agudas e resultados inesperados, o evento agrada, mostrando que algumas previsões não estão se confirmando e, por isso mesmo, gerando mais expectativas sobre os próximos desenlaces. 

Chegando na metade da competição, as posições não respeitam muito a titulação dos finalistas e vemos, por exemplo, depois de 5 rodadas, o favorito Leitão em quarto lugar, precisando lutar e manter o foco em busca do recorde de 8 títulos nacionais. Já nesta quarta-feira, ele enfrenta seu maior rival, Krikor (ver tabela completa no chess-results), no embate que pode ser decisivo para as motivações de ambos, principalmente para o maranhense. Outro destaque ligado ao pouco determinismo do Elo nessa Final é a campanha de Yago, que ocupa no momento a 11ª posição e busca melhor sorte na competição, mais condizente com sua ascendente carreira. E talvez a mais surpreendente performance vinculada ao Elo, até aqui, é a de Rafael Cabral, que soma 3 pontos, ocupando o meio da tabela. Como já fez história, tem ele agora a possibilidade de jogar mais leve e buscar alçar voos ainda maiores nesse Brasileiro, inclusive com a real possibilidade de conseguir norma de MI, como foi divulgado pela CBX, na transmissão do evento.

A propósito, a atuação da CBX, liderada pelo seu Presidente, GM Darcy Lima, é outro ponto alto dessa Final. Repetindo o sucesso da última edição, quando a entidade, de forma inédita, propiciou a transmissão comentada ao vivo do evento, daqui de João Pessoa, a CBX foi mais além agora e melhorou os recursos tecnológicos da iniciativa, utilizando tabuleiros DGT's e firmando parceria com o Chessbase, onde os enxadristas do Brasil e do mundo podem acompanhar as partidas ao vivo, desfrutando dos valorosos comentários de Darcy. A transmissão, inclusive, é replicada em outros sites conhecidos, como Chessbomb, Chess24, dentre outros.

Aliás, esse feito da CBX mereceu hoje uma das matérias mais ricas que já vimos no Chessbase, com generosas ilustrações e avaliações do Campeonato. Não deixe de conferir (link). Na postagem, também vemos um vídeo, mostrando o passo-a-passo de como acompanhar as transmissões pelo Playchess. Veja aqui esse vídeo.

Por fim, uma nota sobre o local da Final desse Brasileiro, o tradicional Clube de Xadrez Guanabara do Rio de Janeiro, que embora, à primeira vista, não pareça oferecer impecáveis condições para um evento desse porte, tem o seu charme, produzindo matizes de aspecto histórico que, cremos, agradam jogadores e observadores.

Enfim, a Final do Brasileiro de Xadrez está sendo mesmo um show! Um "show de chess", como diria o nosso carismático Joaquim Virgolino! Assim sendo, veja a programação do evento lá no chess-results e acompanhe ao vivo as transmissões! E, claro, façam suas apostas! Quem será, então, o nosso campeão brasileiro?

3 comentários:

  1. Excelnte a cobertura que o ChessBasse faz sobre a Final do Brasileiro! Vale conferir, pela riqueza do texto e das fotos, muitas fotos, bastante fotos. É mesmo um show! Isso acrescenta o prestígio da CBX e do GM Darcy Lima no cenário nacional e internacional!

    ResponderExcluir
  2. Será histórico também se Rafael Leitão vencer o campeonato somando então 8 títulos, passando Souza Mendes, Jaime Sunyé e Vescovi conforme página do excelente brasilbase de Adauto Nóbrega:
    http://www.brasilbase.pro.br/b.php

    ResponderExcluir
  3. Sete é um número mágico a ser batido no absoluto. No feminino a WMI Regina Ribeiro já venceu oito vezes o nacional.

    ResponderExcluir