sábado, 6 de fevereiro de 2016

Um show de horror

Por Fernando Melo

Anand fez 6,5 em 10 , 41º lugar e perdeu 21,9 Elo.
   Sempre admirei Viswanathan Anand. Faz tempo, muito tempo, bastante tempo que essa admiração existe e vai continuar existindo eternamente! Portanto, fico à vontade para comentar sua participação no recente torneio de Gibraltar, Inglaterra, que cresce a cada ano por conta dos prêmios atrativos. Tinha Grande Mestre para se perder de vista. Queria tá lá, vendo toda aquela elite do xadrez internacional, inclusive as mulheres, em grande número e jogando bem. Entre os favoritos, tinhamos Anand e Nakamura.
    Fazia tempo que Anand não jogava um torneio aberto. E o que aconteceu foi uma verdadeira tragédia para ele. Ninguém esperava o seu desmpenho abaixo, bem abaixo do esperado. Perdeu tanto ponto Elo que, depois de mais uma década pontificando, saiu do Top 10! Como se não bastasse, sua condição de número 1 na Índia está ameaçada por Pentala Harikrishna, 17 anos mais jovem do que Anand.
      Será que os 46 anos de idade estão pesando em Anand? O que afinal aconteceu? Escondendo o jogo para o Torneio de Candidatos no próxixo mês? Não sei ainda se ele deu entrevista após esse seu desempenho em Gibraltar. Mas é bom lembrar que Nakamura ganhou o torneio, no entanto teve um começo bem abaixo, com quatro empates. Sei não, mas os dias são outros. Essa mocidade à la Carlsen, que prefere um computador a um tabuleiro, tá dando muito trabalho. Saudades do tempo de Fischer, que o homem era homem e não uma máquina! O título acima é inspirado no que Leonard Barden escreveu, em The Guardian, onde fui buscar subsídios para esse artigo.

3 comentários:

  1. Fernando, fazia tempo que ele não jogava um aberto onde exige-se outro tipo de concentração e preparação onde o jogador não sabe com quem jogar a rodada seguinte, apenas horas ante. Apesar de estar em secundárias a organização de Gibraltar teve muita consideração com Anan colocando suas partidas para transmissão ao vivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo Anand sem saber dos próximos adversários, e muito tempo sem jogar torneio aberto ...a diferença de elo era enorme e o chess de Anand muito superior por sua experiência..colocasse Carlsen neste torneio?? Será que teria desempenho ruim pq não joga aberto? E não conhecer jogo dos Adv??? Não vejo por ai

      Excluir
  2. Nakamura comentou que foi muito difícil manter o alto nível e esconder o jogo (dos candidatos).... ele falou que só ganhou porque saiu de pretas no Armageddon o que fez o adversário forçar a vitória e ficar debilitado... ele falou que Lagrave venceria se saisse de negras...

    ResponderExcluir