Luismar, no centro, campeão do Blitz Helder Câmara, ao lado de Sá (e), o 2º lugar, e de Rondinelle (d), o 3º lugar; |
Hoje recebemos mensagem do MI Antonio Resende, informando-nos, com pesar, o falecimento do ex-campeão brasileiro, o MI Helder Câmara, aos 79 anos de idade. E em homenagem a esse grande nome do nosso xadrez, a AXCV denominou o evento realizado nesta tarde de Torneio de Blitz Helder Câmara. Na oportunidade, discursou Fernando Melo, que recordou a vinda de Câmara a João Pessoa, para disputar, a exatos 40 anos, o Campeonato Brasileiro de 1976, bem como a rara oportunidade que teve esse brasileiro de ter, em sua biografia, nada menos do que uma partida jogada contra Bobby Fischer! Também usou da palavra, o MF Luismar Brito, que conhecia de perto Helder Câmara e lembrou a força desse jogador, contemporâneo dos momentos áureos de Mequinho.
Rondinelle x Melo: Abertura Brasileira jogada por todos os participantes, na 1ª rodada, em homenagem a Câmara. |
E nessa homenagem da AXCV, foi acordado entre os 18 participantes do Blitz, que todos jogariam na primeira rodada a Abertura conhecida como Brasileira, idealizada por Câmara e explicada aos presentes por Luismar (1.e4 e5; 2. Cf3 De7).
E assim foi! No final, o vencedor do torneio, que teve bom nível técnico, foi o próprio Luismar, com 100% de aproveitamento, isolado no primeiro posto! Foram 9 pontos em 9 possíveis, abrindo 2 pontos de vantagem do segundo colocado, Fernando Sá, que somou, portanto, 7 pontos, também isolado nessa posição. Completando o pódio, chegou Rondinelle Pessoa, com 6 pontos e melhor desempate do que Doriedson Lemos.
Abaixo, trazemos a classificação final do Blitz Helder Câmara, bem como fotos da competição amistosa, que, reverenciando a memória do ilustre enxadrista cearense, movimentou esta tarde de sábado na AXCV.
P.S.: Em breve, Fernando Melo trará matéria de sua autoria em homenagem a Helder Câmara.
Melo e Luismar discursam, lembrando Helder Câmara |
Nenhum comentário:
Postar um comentário