quarta-feira, 30 de abril de 2014

Esperança - Vídeo da TV Itararé

CONFIRAM ABAIXO A MATÉRIA DA TV IRARARÉ, AFILIADA DA TV CULTURA, EM CAMPINA GRANDE, SOBRE O XVII TORNEIO CIDADE DE ESPERANÇA, REALIZADO NO ÚLTIMO FINAL DE SEMANA.


Carlsen é campeão do Gashimov!

Foto: Site Oficial

Magnus Carlsen é o campeão do Memorial Gashimov! Depois das duas derrotas seguidas nos jogos de ida, o norueguês mostrou que estava com os nervos no lugar e conseguiu se impor no torneio, chegando em primeiro lugar ao final, isolado, com 6,5 pontos, mas perdendo 2 pontos no Elo vivo. 

Na decisão de hoje contra Caruana, a partida foi franca e cheia de possibilidades, exigindo habilidade dos jogadores para navegarem com precisão, ante as fraquezas recíprocas das estruturas de peões, exposição dos monarcas e peças pesadas permanecendo na luta até o final.

Não deixa de ser sintomático que a partida tenha terminado cheio de peças, com Carlsen possuindo duas damas e jogando seu último lance de rei, exposto na casa e1, mas sem chances de ser ameaçado pela artilharia da negras, o que resultou na rendição de Caruana. Enfim, o campeão do mundo devolveu a derrota da primeira fase para o italiano e mostrou, de forma categórica, quem deveria reinar no Azerbaijão!

Mesmo com a derrota, Caruana assegurou o segundo lugar, de forma isolada, com 5,5 pontos. Já Karjakin, "para variar", empatou de novo, fechando o torneio com incríveis 10 empates em 10 jogos! A campanha insossa lhe custou a penúltima posição, pois, sem vitórias, perdeu no desempate para Nakamura e Radjabov, que também somaram 5 pontos.

Assim terminou o Memorial Gashimov, com Carlsen triunfando e se fortalecendo. Apesar dos sustos por que passou, a impressão que fica é que o campeão do mundo justifica sua posição de grande nome do xadrez da atualidade, sem ninguém que possa ameaçar seu reinado no futuro próximo. Nem Anand!


Gashimov - Carlsen decide com Caruana

Caruana (d) vence a revanche contra Mamedyarov e decidirá com Carlsen
(Foto:Chessbase)

O Memorial Gashimov chega hoje à última rodada, com a decisão direta entre o campeão mundial GM Magnus Carlsen (NOR) e o GM Fabiano Caruana (ITA). Ambos somam 5,5 pontos, com 1 ponto à frente do trio de jogadores seguintes. Quem vencer, portanto, será o campeão. Um empate, levará a disputa para mini-matches de 2 partidas, primeiro de rápidas, depois de blitz e, persistindo o empate, em partida única do Armageddon.

Na penúltima rodada de ontem, Caruana venceu Mamedyarov, que destoa dos demais participantes, ocupando a última posição e dela não saindo mais. Já Carlsen empatou com Radjabov e, na disputa particular entre ambos no torneio, o azeri levou a melhor já que havia vencido a primeira partida de ida. Talvez tenha sido por isso que o norueguês tenha persistido tanto em buscar a vitória no jogo da volta, tentando vencer a revanche. Foram mais de 100 lances, com incansáveis manobras, que acabaram infrutíferas. Um jogo sonolento, mas que teve sua relevância, ao mostrar como até mesmo o campeão mundial não consegue achar um plano de jogo e abusa de idas e vindas no tabuleiro, sem resultado prático nenhum.

Outro destaque da rodada de ontem foi mais um empate de Karjakin, o nono seguido, desta vez contra Nakamura. Na última rodada de hoje o russo tem a boa chance de, enfim, conseguir vencer, já que enfrenta Mamedyarov, podendo aproveitar a má-fase do azeri.

Por último vale lembrar que Carlsen, além de lutar pelo título, buscará recuperar pontos no Elo, já que, por ora, vai perdendo 5 pontos, não conseguindo, assim, usar o Gashimov na sua jornada rumo aos 2900 pontos.





segunda-feira, 28 de abril de 2014

Uma breve resenha do Gashimov

KARJAKIN - Único invicto, mas sem vitórias! (Foto: Chessbase)

A rodada de hoje do Gashimov tinha um detalhe interessante. Após se recuperar de 2 derrotas consecutivas e vencer as outras 2 seguintes, o líder Carlsen enfrentaria Karjakin, podendo, no embalo, emplacar mais um triunfo, mesmo porque sua campanha parece que tem sido na base do tudo ou nada. Até então eram 4 vitórias, 2 derrotas e apenas 1 empate. Uma trajetória até certo ponto surpreendente, em torneios de alto nível, cujo vencedor final parece ser aquele que consegue uma ou outra vitória decisiva sobre seus oponentes, em meio a prevalência de empates entre todos eles. 

Mas hoje Carlsen tinha exatamente um adversário que simplesmente só empatou! Karjakin, é o único que não sabe o que é vencer, nem perder neste Memorial do Azerbaijão. Ele chegou ao confronto desta segunda-feira com 7 empates em 7 jogos.

E assim foi hoje! Mais um tablas. Apenas o 2º de Carlsen e o 8º de Karjakin. Tenho cá prá mim, que deve ser um tanto frustrante uma campanha assim só de empates, ainda que isso não tenha significado partidas desinteressantes. O melhor porém é sentir o sabor das vitórias. Até mesmo o gosto amargo das derrotas pode ter seu lado positivo, pelo desejo de se superar nos próximos embates.

Com as vitórias de Caruana e de Nakamura ante Radjabov e Mamedyarov, o torneio ainda está indefinido, a 2 rodadas do seu final. Carlsen lidera com 4,5 pontos apenas 0,5 ponto na frente de Caruana e 1 ponto na frente de Karjakin, Radjabov e Nakamura.

A rodada de amanhã tem um fato estranho e curioso. É que a sequência dos jogos de volta haveria de ser a mesma dos jogos de ida, apenas com as cores invertidas. Aliás é o que vinha acontecendo até as partidas da 8ª rodada de hoje. Só que, para amanhã, o site oficial (replicado no chessbase) informa que o confronto de Carlsen será contra Radjabov, quando o natural seria contra Caruana. 

Se assim for, menos mal que o embate entre os dois primeiros do momento fique mesmo para a última rodada, numa típica decisão de campeonato e possivelmente com um sabor especial para o campeão do mundo, pois haverá de lutar para devolver a derrota que sofreu para o italiano no jogo de ida. Seria mesmo um grand finale para esse bom Memorial Gashimov!





domingo, 27 de abril de 2014

Os Vencedores de Esperança




MI YAGO SANTIAGO, BICAMPEÃO DO TORNEIO CIDADE DE ESPERANÇA, RECEBE O TROFÉU FERNANDO SÁ DAS MÃOS DO PREFEITO DE ESPERANÇA, ANDERSON MONTEIRO.


Os 3 primeiros, MI Yago Santiago, MF Vinícius Tiné e  MF Francisco Cavalcanti posam para foto, ao lado de Joaquim Virgolino, Prefeito Anderson Monteiro e Deputado Arnaldo Monteiro. 



Fernando Sá, recebe de seu irmão Sílvio Sá, o troféu do homenageado do Torneio de Esperança.

Confiram os demais premiados, recebendo seus prêmios de autoridades, convidados e representantes dos enxadristas.

IACK MACEDO (4º)
PAULO JATOBÁ (5º)
CARLOS CAPIVARA (6º)
DORIEDSON LEMOS (7º)
EVANDRO RODRIGUES (8º)
VITOR FIRMO (9º)
JEFFERSON PEREIRA (10º)
MF LUISMAR BRITO
(Veterano)
IÁRA COSTA
(Feminino)
HIARLY FERNANDES
(Infantil)

O vencedor do prêmio de melhor esperancense foi Estevão Brandão, cujo click acabou não sendo capturado!

Segue a tabela final de classificação, que foi ajustada para refletir a Regra de Bilbao (3-1-0), pois o resultado gerado pelo Swiss Manager e divulgado no Chess-Results, considera somente a pontuação padrão (2-1-0).

Lembramos também, que Luismar Brito foi o 6º lugar, mas cedeu essa posição, optando pelo título de melhor veterano.

900.000 Visualizações!


Chegamos neste final de semana à marca de 900.000 visualizações. Após 5 anos na internet, celebramos mais essa relevante conquista, agradecendo o apoio do nosso público enxadrista. Já começamos a contagem regressiva para a marca de 1 milhão de visitas, o que, pelas projeções dos números anteriores, poderemos alcançar ainda neste ano de 2014. Viva o xadrez!

Fotos de Esperança

Seguem fotos da Abertura e rodadas iniciais do 
XVII Torneio Cidade de Esperança
































Esperança já é um sucesso!


Com 43 participantes, começou ontem o XVII Torneio de Esperança e, mais uma vez, bastante prestigiado por renomados enxadristas do Nordeste, confirmando o esperado sucesso do tradicional evento de Joaquim Virgolino. Após 3 rodadas, tudo segue na mais perfeita ordem, com grandes embates acontecendo e a liderança sendo dividida por 5 dos principais favoritos. São eles: MF Paulo Jatobá, MI Yago Santiago, MF Vinicius Tiné, MF Luismar Brito e MF Francisco Cavalcanti. Todos somam 9 pontos, com 3 vitórias. O MI Iack Macedo, com 7 pontos vem na sequência, isolado na 6ª posição.  Os resultados podem ser acompanhados pelo ches-results (link).

sábado, 26 de abril de 2014

Aniversário de Fernando Melo

Hoje é o aniversário de 69 anos do idealizador do blog Reino de Caíssa, Fernando Melo, meu pai, a quem homenageamos por essa data festiva.

Apesar da nossa natural suspeição, vemos em Fernando Melo o mais relevante nome da história do xadrez paraibano, não pela sua condição de bom enxadrista, mas sim por sua paixão pelo nobre jogo, cultivada em grande parte de sua vida e que ajudou a construir a força e o vigor de que desfruta hoje o xadrez de nosso Estado. 

Por isso é que antecipamos aqui, com 1 ano de antecedência, nosso desejo de realizar o mais forte torneio de xadrez entre paraibanos, em 26 de abril de 2015, em homenagem (em vida, se Deus quiser) aos 70 anos de Fernando Melo! 

A ideia foi lançada e já conta com a simpatia de alguns dos jogadores selecionados, dentre eles Ivson Miranda, para a surpresa e alegria de Melo, que só assim, veria se tornar realidade um desejo seu, de longa data, de ver o forte enxadrista campinense novamente numa competição de xadrez.

Vamos mesmo tentar prestar essa homenagem a Fernando Melo. Seria uma grande confraternização, com direito a almoço para os convidados, numa data com especial significado para o xadrez da Paraíba.

Mas isso é para daqui a 1 ano! Hoje também é aniversário de Fernando Melo e o blog Reino de Caíssa, que será sempre seu, deseja-lhe saúde para continuar no seu caminho de paz e felicidade, revelado nos seus estudos da Doutrina Espírita. Parabéns meu pai!

Esperança - Chegou o dia!

Estamos de partida para prestigiar o XVII Torneio de Xadrez da Cidade de Esperança, que começa, logo mais às 14 horas. A expectativa é que tenhamos, mais uma vez, um excelente evento, com encontros marcantes entre grandes nomes do xadrez nordestino. E que vença o melhor! 

Uma último lembrete: todos os participantes devem portar relógio e jogo de peças! 

Até breve, com novas informações sobre o torneio.

Aniversário de Eduardo Azevedo


26/04/2014 
ANIVERSÁRIO DE 
EDUARDO AZEVEDO (PE)
PARABÉNS!

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Iack e Jatobá jogarão Esperança!


MF Paulo Jatobá, de Salvador, e MI Iack Macedo, de Natal! Isso mesmo, também eles, os melhores de seus Estados, estarão no XVII Torneio de Xadrez Cidade de Esperança, segundo apuramos hoje com Sílvio Sá e Joaquim Virgolino.


Tá chegando a hora... É neste sábado! Ainda tem vagas! Confirme também sua participação e encontre essas e outras grandes feras do xadrez da região. Veja a programação do torneio:


LOCAL: Associação das Amigas do Lar de Esperança (AALE) - Rua Manoel Rodrigues de Oliveira, 354, Centro.

PROGRAMAÇÃO

Sábado: 26/04
13:30 – Congresso Técnico
14:00 - 1ª Rodada
16:30 - 2ª Rodada
20:00 - 3ª Rodada

Domingo 27/04
08:30 - 4ª Rodada
11:00 - 5ª Rodada
14:30 - 6ª Rodada
16:30 – Encerramento e Entrega da Premiação

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Quem diria, hein Radjabov?

RADJABOV MIRA O CAMPEÃO DO MUNDO, ESPERANDO A SUA RENDIÇÃO, NA POSIÇÃO
FINAL ILUSTRADA NO CANTO DA IMAGEM. SURGE UM LÍDER IMPROVÁVEL NO GASHIMOV.
(Foto obtida no vídeo do site oficial)

E Carlsen perdeu a segunda seguida... Se uma derrota do campeão do mundo já surpreende, imagem duas em sequência. Segundo apurou o Chessbase, isso não acontecia desde o Grand Slam de Bilbao de 2010, quando o norueguês começou o torneio perdendo para Kramnik e Anand. 

Quem também perdeu hoje foi Caruana, para Mamedyarov, o que propiciou uma improvável liderança ao final da primeira volta: Radjabov, o menor Elo do grupo, ainda que nos altos dos seus 2713, porém 168 a menos do que Carlsen! 

Assim, o Azerbaijão terminou um dia para celebrar, vendo um dos seus filhos vencendo o campeão do mundo e assumindo a ponta do Memorial Gashimov. Quem diria, hein? Será que o espírito do homenageado anda dando uma força para seu compatriota?

Aliás, vale dizer que essa vitória de Radjabov contra Carlsen é algo  raro. Consultando o confronto entre ambos no site da FIDE, vemos que, numa estatística a partir de 2007, o placar é amplamente favorável ao norueguês: 11 vitórias, 15 empates e apenas 1 derrota! Com  o resultado de hoje, Radjabov consegue, portanto, a segunda vitória contra Carlsen, em partidas de clássico, no período.

A liderança do Gashimov mudou de mãos numa linha da Índia do Rei, pouco jogada na elite, que se mostrou complexa, quando Carlsen resolveu sacrificar torre por bispo, a fim de abrir linhas de ataque sobre o rei inimigo. Com uma defesa bem jogada, Radjabov conseguiu conter a ofensiva branca e no final, passando ele a ficar com peça a menos, acuou o campeão do mundo com sua maioria avassaladora de peões passados

A derrota de Carlsen, portanto, pode até ser creditada um pouco ao fato dele entrar num esquema tático, pouco usual no seu conhecido estilo de buscar posições equilibradas, onde consegue, como ninguém, encontrar meios de vencer. Há quem diga até que a estratégia foi uma tentativa a todo custo de buscar triunfar, a fim de superar um possível trauma causado com a sua derrota de ontem, ante Caruana. Pagou caro por isso e causou reações já conhecidas quando ele perde, fazendo os comentaristas de plantão, mundo afora, lembrar que ele também é humano e, portanto, sujeito a erros e pressões psicológicas. 

O baque de hoje fez o campeão do mundo amargar -8 pontos no seu Elo vivo e a penúltima posição da primeira etapa desse Memorial, ainda que com os mesmos 2,5 pontos do segundo colocado. Apesar da campanha irregular, ao menos é possível notar que Carlsen foi aquele que menos empatou até aqui, apenas uma vez, o que pode denotar um bom e bem-vindo espírito de luta do campeão, ao contrário do que vimos recentemente no Candidatos, no jogo do seu desafiante pelo título mundial, Anand, que, a propósito, deve estar acompanhando atentamente os acontecimentos no Azerbaijão.

Amanhã é dia de descanso. Tempo para o campeão buscar energias para, quem sabe, retomar o caminho das vitórias, a partir do próximo sábado. Será? Mexeram com a fera! Vamos ver o que vai acontecer!



quarta-feira, 23 de abril de 2014

O feito que sempre surpreende: Carlsen perde!

Belíssimo cenário de xadrez no Memorial Gashimov e um feito raro:
Carlsen é derrotado! Caruana foi o autor da façanha! (Foto: Chessbase)

Reparem bem nos resultados da 4ª rodada do Memorial Gashimov, realizada hoje:


É estranho ver que Carlsen foi o "último lugar" da rodada, não acham? Já nos acostumamos a vê-lo dominar os acontecimentos nos torneios em que participa e quando lhe surge um revés assim, a notícia surpreende o planeta xadrez!

Hoje o algoz do campeão do mundo foi o italiano Fabiano Caruana, que, jogando de brancas, não se intimidou ante a badalada Variante Berlim da Ruy Lopes. 

Em novembro passado, registramos aqui a opinião do GM brasileiro Gilberto Milos, segundo a qual existe no xadrez de elite uma grande dificuldade para superar essa linha de jogo, para o primeiro jogador.

Digamos que Caruana desta vez resolveu encarar o desafio e mostrou competência para triunfar num final típico dessa variante, sem damas, mas que contou com um estranho e inusual descuido de Carlsen no lance 24. A partir daí o italiano se impôs firmemente, não deixando margem para as tentativas do campeão mundial de complicar a partida, após forçar a abertura da posição, para tentar contra-jogo com seu par de bispos. 

Bela vitória de Caruana, que passou a dividir a liderança com o próprio Carlsen, fazendo o norueguês ver o seu Elo vivo decrescer pela primeira vez no torneio. Os resultados de hoje certamente serviram para acirrar em muito a disputa! O que virá pela frente? Como reagirá Carlsen após essa derrota. Amanhã teremos mais um capítulo dessa animada história.



Tabelas do Chessbase