quarta-feira, 30 de abril de 2014

Gashimov - Carlsen decide com Caruana

Caruana (d) vence a revanche contra Mamedyarov e decidirá com Carlsen
(Foto:Chessbase)

O Memorial Gashimov chega hoje à última rodada, com a decisão direta entre o campeão mundial GM Magnus Carlsen (NOR) e o GM Fabiano Caruana (ITA). Ambos somam 5,5 pontos, com 1 ponto à frente do trio de jogadores seguintes. Quem vencer, portanto, será o campeão. Um empate, levará a disputa para mini-matches de 2 partidas, primeiro de rápidas, depois de blitz e, persistindo o empate, em partida única do Armageddon.

Na penúltima rodada de ontem, Caruana venceu Mamedyarov, que destoa dos demais participantes, ocupando a última posição e dela não saindo mais. Já Carlsen empatou com Radjabov e, na disputa particular entre ambos no torneio, o azeri levou a melhor já que havia vencido a primeira partida de ida. Talvez tenha sido por isso que o norueguês tenha persistido tanto em buscar a vitória no jogo da volta, tentando vencer a revanche. Foram mais de 100 lances, com incansáveis manobras, que acabaram infrutíferas. Um jogo sonolento, mas que teve sua relevância, ao mostrar como até mesmo o campeão mundial não consegue achar um plano de jogo e abusa de idas e vindas no tabuleiro, sem resultado prático nenhum.

Outro destaque da rodada de ontem foi mais um empate de Karjakin, o nono seguido, desta vez contra Nakamura. Na última rodada de hoje o russo tem a boa chance de, enfim, conseguir vencer, já que enfrenta Mamedyarov, podendo aproveitar a má-fase do azeri.

Por último vale lembrar que Carlsen, além de lutar pelo título, buscará recuperar pontos no Elo, já que, por ora, vai perdendo 5 pontos, não conseguindo, assim, usar o Gashimov na sua jornada rumo aos 2900 pontos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário