domingo, 20 de abril de 2014

Yifan - A versão feminina de Carlsen!

HOU YIFAN - ABSOLUTA NO FIDE WOMEN'S GRAND PRIX, NA RÚSSIA (Foto: Chessbase)

Fazendo um paralelo entre a história do xadrez masculino e feminino, arrisco a dizer que Judit Polgar (HUN) está para Bobby Fischer (EUA), assim como Hou Yifan (CHI) está para Magnus Carlsen (NOR)! 

E não é para menos. Afinal, ninguém foi maior em seu gênero, do que a húngara e o americano. Nos dias atuais, por outro lado, a sensacional chinesinha, assim como o gênio norueguês, também tem um histórico de precocidade nos seus feitos do xadrez e detém o título máximo da modalidade, em seu gênero. 

A mais recente conquista de Yifan é o título da 4ª etapa do FIDE Women's Grand Prix Series 2013-2014, disputada em Kanthy-Mansiysk na Rússia, que sequer terminou, mas já tem sua campeã! A prova conta com 12 de alguns dos melhores nomes do xadrez feminino mundial, sendo 9 GM's e 3 WGM's. Entre as estrelas estão Yifan, Kosteniuk, Stefanova, Ushenina e Muzychuk.

Após 10 rodadas, Yifan, a pré-rankeada número 1 (com 58 pontos a mais que a segunda colocada do ranking inicial do torneio), chegou aos 8 pontos, sendo a única invicta com 6 vitórias e 4 empates, não podendo mais ser alcançada pela sua concorrente mais direta, a WGM russa Olga Girya, que soma 6,5 pontos, faltando ainda a rodada final de amanhã.

O Grand Prix tem mais duas edições, com as participantes podendo jogar até 4 etapas. Veja abaixo a classificação de momento em Kanthy-Mansiysk e um quadro desta série da FIDE, que mostra a previsão de participações das enxadristas nas etapas da competição e sua classificação geral, ainda sem a edição em andamento na Rússia.

E assim segue o xadrez mundial, sob a batuta magistral de Carlsen e Yifan, jovens gênios da nobre arte de Caíssa.


Fonte: site oficial
 
Fonte: chessbase

Um comentário:

  1. Certamente que Yifan é um ponto fora da curva. Porém, ela não irá superar a Lenda : Judit Polgar. Aliás, possa ser que em algum dia alguém a supere. Mas esta pessoa terá um asterisco no nome, pois será um ciborgue. Judit bateu todos os recordes em idade precoce, sem contar sua incomensurável força entre os homens, chegando a ocupar o TOP 20 durante bastante tempo.

    ResponderExcluir