terça-feira, 8 de abril de 2014

Dawton Lemos brilha no São Paulo Open

Dawton Lemos (CE), campeão do Grupo B
do São Paulo Open, ao lado de Krikor (e)
e Evandro (d)(foto: facebook de Dawton)

Terminou no último domingo os torneios de xadrez do São Paulo Open, dirigidos pelo GM Krikor Mekhitarian e pelo MI Evandro Barbosa, com arbitragem do AI Herman Claudius. O evento distribuiu 10.000 reais em prêmios e teve a organização a cargo da Federação Paulista de Xadrez.

Armen Proudian (SP), campeão do Grupo A
do São Paulo Open, ao lado de Krikor (e)
e Evandro (d) (foto: facebook de Proudian)
No grupo A, válido como Aberto do Brasil, com 2 vagas para uma das semifinais do Brasileiro, participaram jogadores com Elo até 2300. Foram 51 participantes, dentre os quais diversos titulados, como o MF paraibano Luismar Brito, o 4º no ranking inicial. O campeão só foi definido pelos critérios de desempate, pois 8 jogadores chegaram com 4,5 pontos após a sexta e última rodada. O título ficou com o MF Armen Proudian, de São Paulo. A classificação final está no chess-results (link). O nosso Luismar acabou em 14º lugar, com 3,5 pontos.

O grupo B contou com 59 jogadores e foi destinado para aqueles com Elo até 2050. Destacamos a presença dos cearenses Edmar Monte e Dawton Lemos. E o campeão foi exatamente o jovem Dawton, de apenas 15 anos! Com Elo 2053, ele ocupava a 3ª posição no ranking inicial e, após 6 rodadas, chegou em primeiro lugar, com 5 pontos (4v, 2e), superando mais dois oponentes com igual pontuação, pelos critérios de desempate. A classificação final está no chess-results (link)Vale dizer que a participação de Dawton no Grupo com Elo até 2050 deve ter sido possível em virtude do rating que possuía quando de sua inscrição no evento, portanto ainda menor do que esse rating de corte.

Pelo que vimos na divulgação e cobertura do evento através das redes sociais, as competições promovidas por Krikor e Evandro foram mesmo um sucesso. Ficamos especialmente felizes com a vitória de Dawton Lemos, que, inclusive esteve conosco no último Memorial Bobby Fischer. O talentoso garoto do nordeste brasileiro conseguiu um grande feito para a sua promissora carreira enxadrística! E que venham novas conquistas. Parabéns, Dawton! 

2 comentários:

  1. O feito de Dawton Lemos engrandece o xadrez nordestino. Agradecemos aos irmãos Sílvio Melo e Fernando Sá pelo apoio na divulgação o que contribui para estimular cada vez mais a juventude amante do xadrez.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Mestre Dawton, com futuro promissor.

    Douglas Torres

    ResponderExcluir