quinta-feira, 3 de abril de 2014

A partida de Joaquim contra Carlsen!

JOAQUIM ANTE O CAMPEÃO MUNDIAL MAGNUS CARLSEN, NA SIMULTÂNEA DE CAXIAS DO SUL

Ele já entrou para a história do xadrez paraibano! Deve ter sido, certamente, o primeiro jogador de nosso Estado a jogar contra o detentor do título de campeão mundial de xadrez. 

Estamos falando, claro, de Joaquim Virgolino, da cidade de Esperança, que teve a bela oportunidade de compor o grupo de adversários de Magnus Carlsen, na Simultânea de 07 de março, em Caxias do Sul (RS).  

Trazemos hoje aos nossos leitores essa partida, que além do seu valor histórico, mostra a oportunidade que teve Joaquim de até mesmo dificultar o jogo para o campeão, no lance 22. 

Vejam na imagem ao lado que, nesse momento, o paraibano poderia ter capturado em f2, fazendo-o ficar com 2 peças menores pela torre, com um peão a menos (depois de 23. Rf2, 24. Dc5+). Depois disso, os problemas na estrutura dos peões negros e a força de Carlsen poderiam conduzi-lo à vitória, mas não seria tão fácil assim, não acham? Joaquim comentou depois que chegou a ver essa sequência, mas preferiu não arriscar ante o campeão mundial. 

A despeito das possibilidades do nosso representante no embate, não temos dúvida de que essa oportunidade constituiu-se num dos mais significativos acontecimentos do xadrez da Paraíba. Parabéns, Joaquim! 

Confiram a partida completa neste link.

2 comentários:

  1. O interessante é que, depois da sequência indicada por Fernando Sá, partindo da captura em f2 até a troca de damas em c3, a posição resultante é apontada pelo Fritz como sendo favorável às Brancas... isso parece demonstrar que a torre, na posição resultante das trocas, ficaria mais forte que o bispo e o cavalo de Joaquim... no entanto, penso que se fossem jogados os melhores lances das Brancas e das Pretas na posição até o final, o resultado mais provável seria o empate. Ou seja, nosso amigo Joaquim teve chances de empatar sua partida contra o Campeão Mundial!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Joaquim! Admiro os que lutam pelos seus objetivos e vc é um deles. Conseguiu o feito histórico
    de ficar entre os poucos que tiveram o prazer de jogar com o Carlsen. Já conheceu também outros
    campeões mundiais. É isso aí, nunca desista dos seus sonhos. E muito sucesso para o XVII torneio de
    Esperança.

    ResponderExcluir