terça-feira, 22 de abril de 2014

Carlsen está no Memorial Gashimov!

Carlsen, de novo visual, participa do Memorial Gashimov
(foto: chessbase)

O campeão mundial volta à cena! Desde o último dia 19 até o dia 30 deste mês, ocorre o Memorial Vugar Gashimov, no Azerbaijão, com a presença de Magnus Carlsen! Além dele, compõe o seleto grupo A os enxadristas Fabiano Caruana, Sergey Karjakin, Hikaru Nakamura, Shakhriyar Mamedyarov e Teimour Radjabov. 

O evento, que também  tem o grupo B com outros bons enxadristas, homenageia, em seu país natal, o GM Gashimov, falecido prematuramente em janeiro passado, com apenas 27 anos de idade. 

Após 2 rodadas, somente Carlsen, com um visual diferente, de cabelos mais claros, sabia o que era vencer, triunfando, sempre de brancas, contra Mamedyarov e Nakamura! Todas as outras 4 partidas dessas rodadas foram tablas. 

Na terceira rodada, disputada hoje, porém, o campeão do mundo empatou com Karjakin, com Nakamura sendo o único a vencer no dia, contra Mamedyarov. 

Vejam a classificação de momento abaixo. Reparem que Carlsen, até aqui, vai somando 5 pontos no seu Elo vivo. Certamente a casa dos 2900 não parece mais inalcançável, sendo essa meta mais uma motivação para o jovem norueguês continuar reinando nas 64 casas. Também nós, claro, ficamos satisfeitos, acompanhando, de camarote, o campeão nessa jornada em busca do rating histórico.

O torneio no Azerbaijão é disputado no sistema round robin, com dupla volta. Amanhã, Carlsen joga a primeira de negras, contra Caruana. Sempre é bom ver o campeão do mundo em ação!


Tabelas do chessbase

Nenhum comentário:

Postar um comentário