segunda-feira, 28 de abril de 2014

Uma breve resenha do Gashimov

KARJAKIN - Único invicto, mas sem vitórias! (Foto: Chessbase)

A rodada de hoje do Gashimov tinha um detalhe interessante. Após se recuperar de 2 derrotas consecutivas e vencer as outras 2 seguintes, o líder Carlsen enfrentaria Karjakin, podendo, no embalo, emplacar mais um triunfo, mesmo porque sua campanha parece que tem sido na base do tudo ou nada. Até então eram 4 vitórias, 2 derrotas e apenas 1 empate. Uma trajetória até certo ponto surpreendente, em torneios de alto nível, cujo vencedor final parece ser aquele que consegue uma ou outra vitória decisiva sobre seus oponentes, em meio a prevalência de empates entre todos eles. 

Mas hoje Carlsen tinha exatamente um adversário que simplesmente só empatou! Karjakin, é o único que não sabe o que é vencer, nem perder neste Memorial do Azerbaijão. Ele chegou ao confronto desta segunda-feira com 7 empates em 7 jogos.

E assim foi hoje! Mais um tablas. Apenas o 2º de Carlsen e o 8º de Karjakin. Tenho cá prá mim, que deve ser um tanto frustrante uma campanha assim só de empates, ainda que isso não tenha significado partidas desinteressantes. O melhor porém é sentir o sabor das vitórias. Até mesmo o gosto amargo das derrotas pode ter seu lado positivo, pelo desejo de se superar nos próximos embates.

Com as vitórias de Caruana e de Nakamura ante Radjabov e Mamedyarov, o torneio ainda está indefinido, a 2 rodadas do seu final. Carlsen lidera com 4,5 pontos apenas 0,5 ponto na frente de Caruana e 1 ponto na frente de Karjakin, Radjabov e Nakamura.

A rodada de amanhã tem um fato estranho e curioso. É que a sequência dos jogos de volta haveria de ser a mesma dos jogos de ida, apenas com as cores invertidas. Aliás é o que vinha acontecendo até as partidas da 8ª rodada de hoje. Só que, para amanhã, o site oficial (replicado no chessbase) informa que o confronto de Carlsen será contra Radjabov, quando o natural seria contra Caruana. 

Se assim for, menos mal que o embate entre os dois primeiros do momento fique mesmo para a última rodada, numa típica decisão de campeonato e possivelmente com um sabor especial para o campeão do mundo, pois haverá de lutar para devolver a derrota que sofreu para o italiano no jogo de ida. Seria mesmo um grand finale para esse bom Memorial Gashimov!





3 comentários:

  1. Fernando, apenas uma obs.: em todos os torneios de elite de 6 participantes, ida e volta, invertem-se as penúltimas e últimas rodadas da volta em relação à ida. Basta ver torneios recentes. Portanto, o que está acontecendo no Memorial Gashimov é normal. São Leopoldo/RS

    ResponderExcluir
  2. Não tinha reparado nisso, não, Alexandre. E foi por isso mesmo que provoquei o assunto. Por que será que usam desse expediente? Qual a explicação? Obrigado pela contribuição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo retorno, Fernando. É o que realmente acontece e também é uma incógnita para mim o uso de tal expediente. Vamos tentar descobrir. Ou, se alguém souber, que nos diga, por favor.

      Excluir