domingo, 20 de abril de 2014

O grande MI Yago Santiago!

Foto: site oficial
Podemos dizer que ele já atua no nível dos GM's! Assim vem jogando o jovem pernambucano Yago Santiago, que no último dia 17, completou 22 anos de idade. Ele detém, por ora, o título de MI e ocupa o Top 10 do ranking nacional, aparecendo na nona posição com 2464 pontos de Elo FIDE, à frente, inclusive, do GM Everaldo Matsuura. 

Sua participação nos torneios recentes tem sido sempre muito boa. Via de regra triunfa ante aqueles que não estejam no seu mesmo nível de titulação e parece possuir saldo positivo contra seus colegas MI's. No embate contra GM's também não é raro conseguir empatar e mesmo vencer. 

Com tal desempenho o mestre pernambucano já alcançou 2 normas de GM e segue firme em busca da terceira e definitiva norma que o credenciará para a sonhada titulação máxima do xadrez, feito que, no Nordeste, só foi alcançado pelo maranhense Rafael Leitão e pelo cearense Andre Diamant.

Neste final de semana Yago esteve na Argentina e por muito pouco não se tornou o primeiro brasileiro a vencer o tradicional Aberto Internacional de Mar del Plata, que já viu campeões como Miguel Nardjof, Oscar Panno, Bent Larsen, Julio Granda, dentre outros renomados nomes do xadrez internacional.

Nessa 45º edição do torneio, participaram 212 jogadores de 8 países, com a presença de 6 GM's, 1 WGM, 18 MI's e 3 WMI's. No meio de tantos titulados, Yago esteve bem no ranking inicial, ocupando a 4ª posição! Seu desempenho no torneio foi, do mesmo modo, marcante.  Na última rodada, ele estava em primeiro lugar, isolado com 7 pontos, após já ter empatado com o então líder, o  GM argentino Sandro Mareco.  

No jogo final, Yago acabou tendo seu único revés na competição, quando foi vencido pelo MI do país anfitrião Sebastian Iermito, Elo 2462 e pré-rankeado número 5. Com o resultado, Yago ficou em 3º lugar, o que não deixa de ter sido um excelente resultado, ante a força e tradição do Aberto de Mar del Plata. O campeão foi Mareco, com 7,5 pontos e melhor desempate do que o vice-campeão Iermito.

A prova contou ainda com os brasileiros MF Renato Quintiliano (23º), MF Felipe Menna Barreto (30º), MI Francisco Tróis (31º), MF Luiz Abdalla (47º) e Silvio Shigueo Ueti (61º).

Com o terceiro lugar no evento, Yago somou mais 11.5 pontos no seu Elo e segue subindo no ranking, forte no seu caminho de sucesso no xadrez. Avante mestre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário