quarta-feira, 30 de abril de 2014

Carlsen é campeão do Gashimov!

Foto: Site Oficial

Magnus Carlsen é o campeão do Memorial Gashimov! Depois das duas derrotas seguidas nos jogos de ida, o norueguês mostrou que estava com os nervos no lugar e conseguiu se impor no torneio, chegando em primeiro lugar ao final, isolado, com 6,5 pontos, mas perdendo 2 pontos no Elo vivo. 

Na decisão de hoje contra Caruana, a partida foi franca e cheia de possibilidades, exigindo habilidade dos jogadores para navegarem com precisão, ante as fraquezas recíprocas das estruturas de peões, exposição dos monarcas e peças pesadas permanecendo na luta até o final.

Não deixa de ser sintomático que a partida tenha terminado cheio de peças, com Carlsen possuindo duas damas e jogando seu último lance de rei, exposto na casa e1, mas sem chances de ser ameaçado pela artilharia da negras, o que resultou na rendição de Caruana. Enfim, o campeão do mundo devolveu a derrota da primeira fase para o italiano e mostrou, de forma categórica, quem deveria reinar no Azerbaijão!

Mesmo com a derrota, Caruana assegurou o segundo lugar, de forma isolada, com 5,5 pontos. Já Karjakin, "para variar", empatou de novo, fechando o torneio com incríveis 10 empates em 10 jogos! A campanha insossa lhe custou a penúltima posição, pois, sem vitórias, perdeu no desempate para Nakamura e Radjabov, que também somaram 5 pontos.

Assim terminou o Memorial Gashimov, com Carlsen triunfando e se fortalecendo. Apesar dos sustos por que passou, a impressão que fica é que o campeão do mundo justifica sua posição de grande nome do xadrez da atualidade, sem ninguém que possa ameaçar seu reinado no futuro próximo. Nem Anand!


Nenhum comentário:

Postar um comentário