segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Sai Matsuura, entra Fier!

Fier vence Iack e se torna favorito ao título! (Fonte: CBX)
Algo incrível aconteceu nessa Final do Brasileiro... Depois de uma sequência avassaladora de 6 triunfos consecutivos, Matsuura não encontrou mais o caminho da vitória, empatando as 4 partidas seguintes e, aquilo que parecia o mais provável, perdeu força agora, a uma rodada do fim da competição. Com o empate de hoje contra o MF Ivan Nogueira, Matsuura não está mais sozinho no primeiro lugar do Campeonato, já que Fier venceu o MI Iack Macedo, com um golpe tático de efeito, e se igualou ao líder com 8 pontos. Os 2 GM's são os únicos invictos da prova até aqui. Eis que de repente, sai Matsuura e entra Fier, como o principal favorito ao título. A razão é simples. Se a lógica não nos pregar uma peça, a rodada final, amanhã, a partir das 9 horas, tem um prognóstico muito claro. Fier enfrenta o MI Renato Quintiliano, que até o momento, juntamente com os MF's Rafael Figueiredo e Carlos Henrique Pinto foram os únicos que não pontuaram contra os GM's. As chances de vitória de Fier, portanto, são notórias, ainda que conduzindo as negras. Já Matsuura enfrenta ninguém menos do que o GM Krikor Mekhitarian e, embora, jogando com as brancas, precisará superar não só seu adversário, mas também uma estatística curiosa: nos confrontos entre GM's nesse evento, todas as partidas foram empates! Registre-se, desde logo, que foram todas elas bem disputadas, sem indício de camaradagem recíproca entre os colegas de titulação máxima. Basta ver, a propósito, a partida de hoje entre Krikor e El Debs, na qual houve muita luta, com o primeiro jogador sacrificando material em troca da iniciativa, que, no final, resultou mesmo num empate amargo para ambos, dado que suas chances de título, embora existam, são já remotas. Resumindo, vemos Fier como novo favorito ao título, embora Matsuura jogue por uma vitória contra Krikor para se tornar campeão! Seria a única vitória de um GM contra o outro e viria no momento decisivo. De fato, esse Brasileiro já estará marcado pelo emoção até o último minuto. Acompanhe pelo chess-results (link), ou pelo site www.chess24.com.


4 comentários:

  1. Uma pergunta: alguém ainda tem chance de conseguir norma de MI ou GM neste torneio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que apenas o Vitor Roberto Castro Carneiro tem chance de norma para MI. Isto porque para se obter uma norma de MI é necessário ter um desempenho equivalente a 2451 de Rating performance em 9 partidas contra adversários que tenham título de MI ou GM em mais de 50 % das partidas. Como o desempenho dele até agora está em 2433 pontos ele precisa vencer na última rodada ao Paulo Jatobá. Já para coneguir norma de GM é necessário ter desempenho de 2601 de Rating performance novamente em 9 partidas contra adversários que tenham título de MI ou GM em mais de 50 % das partidas. Somente os GM's do torneio é que obtiveram tal desempenho. Atenciosamente,

      Luiz Gustavo

      Excluir
    2. Muitíssimo obrigado pelos esclarecimentos, Luiz Gustavo. Eu vi no chess-results que Vitor venceu Jatobá, mas não consigo descobrir seu ratig-performance. Espero que ele tenha conseguido norma de MI.

      Excluir