quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

O protesto da chinesinha!

Por Fernando Melo


Meu Deus! Vivendo e aprendendo! Você perder uma partida nos primeiros quatro, cinco lances, acontece. É raro, mas acontece! Agora, você perder de propósito... Isso num torneio do porte do de Gibraltrar. E não foi com qualquer desconhecido, mas com a maior expressão feminina da atualidade. Isso mesmo, a atual campeã do mundo, a chinesinha Hou Yifan! Ela se deixou ganhar de maneira escandalosa, numa atitude até então nunca registrada na história do xadrez!


Afinal, o que houve? Ela logo explicou que foi a maneira que encontrou para protestar contra os organizadores, que achava estarem manipulando os emparceiramentos durante o torneio para que ela enfrentasse a sete mulheres e apenas três homens em dez rodadas, apesar de a grande maioria dos participantes ser formada por homens.

Yifan após o seu protesto reuniu-se com o organizador do torneio durante várias horas. Vários árbitros que repassaram o emparceiramento disseram que estava correto e que as sete rivais de Yifan era fruto do azar. Em seguida, a chinesinha pediu desculpas aos aficionados e que seu protesto não era só em seu próprio nome, mas no de todas as jogadoras do torneio.

Pelo que se viu no final, é que ficou o alerta e Hou Yifan não será prejudicada em termos futuros, uma vez que foi convidada a participar das próximas edições. Costumo acreditar nos organizadores. Afinal eu fui um deles e hoje, por exemplo, o Memorial Bobby Fischer que é uma referência de bom evento no cenário nacional, é dirigido e arbitrado por pessoas altamente conceituadas e sérias o que termina proporcionando total tranquilidade aos participantes.

A chinesinha pode até ter exagerado, mas consigo entender o seu gesto. A relação FIDE e Federação Chinesa de Xadrez não vai lá muito bem, afinal Hou Yifan não concorda com o formato da FIDE com relação ao Mundial Feminino e tudo indica que ela não vai comparecer ao Mundial e perderá o título nas próxmas semanas.

3 comentários:

  1. Yifan procurou chifre em cabeça de gato, ela poderia ter consultado algum arbitro de confiança e pedido para ele fazer a verificação !!! Agora não consegui vê se ela consultou os organizadores antes ou depois da suposta partida.

    ResponderExcluir
  2. Mestre Jussier! Como sabes, a chinesinha, apesar de todos os títulos, é um ser humano como nós. Ela explodiu, não aguentou tanta coincidencia, ou "azar" como disseram os árbitros de jofar 7 vezes com mulheres e apenas 3 com os homens, quando estes era maioria. Mas não deixou de ser lamentavel...mas acontece, tanto que aconteceu! Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir