domingo, 19 de fevereiro de 2017

Minha homenagem a Bronstein!




Sempre tive e continuo tendo o maior respeito pelo GM ucraniano David Bronstein(foto), nascido no dia 19 de fevereiro de 1924. Hoje comemora-se o seu aniversário de nascimento. Além de um grande jogador foi um excelente  autor de livros. Considero (e não estou sozinho) o seu livro El Ajedrez de Torneo (Zurich 1953 - Candidatos) o mais importante dos livros de xadrez escritos até hoje. Dos muitos sonhos que ainda possa ter, um deles é traduzir esse livro para nossa língua e vê-lo publicado, tal a importância que ele me merece. Tenho a sorte de ter um exemplar em espanhol, numa 1ª edição de maio de 1984. Bronstein morreu em 2006, aos 82 anos.

5 comentários:

  1. Fernando, segui um conselho de um GM e só me tornei MI depois que vi partida por partida no tabuleiro deste livro. Zurich 53, de Bronstein, está sempre na lista dos melhores livros de xadrez da história.
    Vá em frente com a tradução desta obra que considero obrigatória para todos aqueles que amam o xadrez.

    ResponderExcluir
  2. Mestre Resende! Bom saber sua opinião. Vejo que estou no caminho certo, pois tudo o que falou traduz um grande incentivo para mim!

    ResponderExcluir
  3. Este livro eh indicado por maioria dos gms do Brasil também

    ResponderExcluir
  4. Este livro eh indicado por maioria dos gms do Brasil também

    ResponderExcluir
  5. Fiquei curiosa. Vou comprar, ainda mais porque ele nasceu no dia em que eu nasci.

    ResponderExcluir