quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

As 94 primaveras do Paladino!

Por Fernando Melo

Hoje é um dia especial para a história do xadrez no Nordeste do Brasil.  Ninguém desconhece a importância e a contribuição que o Estado do Rio Grande do Norte tem prestado para o desenvolvimento da arte de Caíssa no Brasil. Certamente é o Estado que mais cresce, nesse particular, entre todos da Regiao Nordeste. É aí, onde, quase silenciosamente, surge a figura de Luis Soares de Macedo - o Paladino do Nordeste! Sua presença é marcante em todos os eventos que o vi participar. Tem carisma, personalidade e é respeitado por todos. Claro que sua idade tem certa influência, mas existe algo mais e o que é mais importante: o seu amor ao xadrez!

É exatamente esse amor que ele nutre pelo xadrez, que me cativa e me fez pensar que sem ele, o Nordeste não teria a força que tem. E não quero me referir aqui apenas ao prestígio dos Macedos (filhos e netos do Paladino), mas o exemplo dele junto aos dirigentes de Pernambuco e da Paraiba, que conheço mais de perto. Sei do meu trabalho, aqui na Paraíba, como também sei do de Marco Asfora, em Pernambuco, mas certamente somos inspirados no carinho que Luis Macedo dedica toda sua vida, que como ele mesmo diz, ter -, vindo Deus em primeiro lugar, sido o xadrez que o ajudou a criar seus filhos, E aqui não podia esquecer a marcante presença em sua vida da sua digna esposa, Dra. Albanita Macedo (na foto), uma médica de notório saber e que honra a Medicina do Nordeste pelos seus feitos científicos.

Todos os anos, no encerramento do Memorial Bobby Fischer nós prestamos uma homenagem ao Paladino do Nordeste. Este ano, dia 19 de março não será diferente. E se o Homem lá de cima permitir, contaremos com a presença do Paladino, mais uma vez, na primavera dos seus 94 anos!   

Longa vida, mestre Macedo! Você tem meu eterno carinho e amizade. Sua vida espelha e reflete uma época em que o xadrez precisou e ainda precisa muito de sua presença. Assim seja!

NOTA: Aproveitamos esse momento para parabenizar também, a brava caissiana Valdemiza Gurgel, que hoje também aniversária. Longa vida e muitas vitórias!

2 comentários:

  1. Parabéns Dr. Luis Macedo. Sou uma desconhecida no mundo enxadrístico, mas, sua história
    com o xadrez me fascina. O senhor é uma pessoa admirável e cativante. Felicidades hoje e
    sempre!

    ResponderExcluir
  2. Feliz Aniversário, Valdemiza. Que Deus abençoe todos os dias de sua vida!

    ResponderExcluir