domingo, 16 de outubro de 2016

MI Resende, sem jeito com a Bird!

(Segue texto enviado pelo MI Resende, sobre sua experiência nada animadora com a Bird!)

"Olá amigos do Reino de Caíssa.

De tanto Fernando Melo falar de sua predileta abertura Bird eu fui procurar se alguma vez eu a joguei em algum torneio pensado. Com a ajuda do MI Herman Claudius que a publicou em 1983 em sua coluna do Estadão, recuperamos tal partida. Não tive sucesso empregando 1-f4 porque na minha frente estava Lígia Carvalho, futura tetra campeã brasileira e um dos maiores talentos da história do xadrez feminino brasileiro, precocemente falecida no mesmo 1983. Veja matéria sobre ela com foto no link:

A partida é do ano de 1977, campeonato paulista sub 20 jogada no Clube de Xadrez São Paulo.
Antonio Carlos de Resende x Ligia Maria Abreu de Carvalho

Pois é Fernando Melo acho que não tinha jeito para ser jogador de Bird não...

Abs.,
Antonio Carlos de Resende"




4 comentários:

  1. Mestre Resende! Que bom saber que você jogou a Bird com a Ligia! Naquela época, você não perdeu, ganhou, ganhou experiência! Gostei de nos ter enviado essa relíquia registrada pelo nosso decano paulista Herman Claudius, na sua saudosa coluna do Estadão. Vi a partida Penso que você podia ter jogado 29.Txd7. O que me diz? Forte abraço! Fernando Melo

    ResponderExcluir
  2. Pois é Fernando, Txd7 era melhor, porém seguiria Dd3! e o jogo estaria igualado. Na abertura Lígia deu tratamento posicional à Bird jogando com g6 e Bg7, mais tarde conseguiu romper em e5! ficando sempre com a iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. Vale dizer que o lance 29.Txd7 foi indicado pelo próprio MI Resende no e-mail que ele nos mandou, contendo a anotação da partida, que não foi postada nesta matéria, por preferirmos usar o PGN. A sugestão do lance por Melo, contudo, mostra que ele viu mesmo a partida do MI Resende com atenção! Afinal, foi uma Bird!

    ResponderExcluir
  4. Que história triste a da Lígia. Morreu jovem e com um futuro brilhante a sua frente. Alguém saberia me dizer qual foi a causa da morte dela? Com qual idade?

    ResponderExcluir