domingo, 16 de outubro de 2016

Bobby Fischer: o escudeiro de Caíssa - 6

Feroz rivalidade!
Por Fernando Melo

"Eu iria me contentar com o 19º lugar se Fischer terminasse colocado em 20º", ou seja em último, Isso foi dito pelo GM polônes, naturalizado norte-americano Samuel Reshevsky, no Torneio de Buenos Aires 1960. Torneio este que pela primeira e única vez, Reshevsky terminou na frente de Fischer. Ele terminou empatado com Korchnoi em primeiro, ambos com 13 pontos em 19 possíveis, e Fischer ficou em 13º com 8,5 pontos. Nos confrontos diretos, Fischer empatou com Reshevsky e com Korchnoi.

No Interzonal de Sousse 1967, a rivalidade parecia aumentar, mesmo passado tantos anos. Na partida entre os dois, Fischer chegou 53 minutos atrasado, faltando apenas 7 minutos para o seu relógio acusar a derrota por WO. E o que aconteceu? Fischer fez seu movimento de abertura sem nenhum pedido de desculpas! Já Reshevsky, que tinha sido convencido que Fischer, perdera o jogo e queixou-se furiosamente para os organizazadores.

Reshevsky se recusou a jogar para a equipes dos Estados Unidos na Olimpíada de Xadrez de 1960, 1962 e 1966. E por que? Exatamente porque Fischer, como campeão do país, foi escolhido à frente dele.

O que se sabe é que, embora Fischer e Reshevsky tenham vivido a maior  e mais feroz rivalidade do xadrez, Fischer reconhecia a força de seu rival do tabuleiro, respeitando o campeão mais velho e afirmando no final dos anos 60 que Reshevsky foi o jogador mais forte do mundo em meados da década de 50, quando ele derrotou num match de 4 mini-jogos  o então campeão do mundo Miguel Botvinnik, no embate entre EUA x URSS, no primeiro tabuleiro, partidas realizadas em Moscou. 

Certamente o que mais empolga o embate entre os dois foi o match que jogaram em 1961. Rsshevsky vinha perdendo para Fischer nos Campeonatos dos EUA e numa ocasião, disse publicamente: "Em um match ele nunca me derrotará". Fischer aceitou o desafio. e em junho a American Chess Federation anunciou o match vindouro. Seriam 16 partidas: as quatro primeiras em Nova York, as oito seguintes em Los Angeles e as quatro últimas em Nova York. A premiação era de 6 mil dólares (que era o nível dos matchs pelo mundial de então). Portanto uma premiação e tanto, e que era patrocinado por uma  Rothschild, a Sra. Jacqueline Piatigorsky

Kasparov faz uma observação realmente curiosa:  "Quando a revista Chess Life perguntou a alguns dos principais Grandes Mestres do mundo as suas previsões para o match, nenhuma delas foi para Fischer! Petrosian previu uma contagem de 9,5 a 6,5 favorável a Reshevsky, Keres 9-7, enquanto Gligoric e Larsen simplesmente  responderam que Reshevsky venceria." E completa Kasparov: "Para os leitores essa unanimidade soou estranha: Fischer aos 18 anos estava em ascensão, enquanto Reshevsky aos 50 já estava ´na descendente`. Entretanto, em match, como se sabe, a experiência pesa muito, e nisso Bobby claramente tinha uma lacuna".
.
O match teve inicio e não chegou ao seu final, por conta de Fischer discordar de algumas mudanças das regras. Das 16 partidas estabelecidas, foram jogadas apenas 11, com o resultado igualado:2 vitórias, 2 derrotas e 7 empates. Na opinião dos críticos e analistas a melhor partida foi mesmo a 5ª, e sobre a qual Kasparov faz um ampla análise no seu livro, Fischer também a incluiu nas 60 Melhores Partidas.

Nos embates durante oo Campeonato dos Estados Unidos, do qual Fischer participava por ter força de Zonal, classificando parta o Interzonal. o resultado foi sempre favorável a Fischer diante de Reshevsky. Fischer venceu todos. O primeiro, em 1957/58, terminou em primeiro e Reshevsky em segundo. No seguinte,  1958/59, o resultdo foi igual. No terceiro, 1959/60, Fischer em primeiro e Reshevsky em terceiro. No quarto campeonato, 1960/61, a distância foi maior, uma vez que Reshevsky terminou em 5º lugar, com Fischer colocando 3 pontos na frente dele, continuava ganhando o campeonato seguidamente. No de 1962/63, mais uma vez Reshevsky termina em quinto lugar. No seguinte, 1963/64, Fischer ganhou todas as partidas, num total de 11! Reshevsky terminou em quinto lugar com 6,5, com 4 vitórias, 5 empates e duas derrotas. No de 1965, Reshevsky termina em terceiro e, pela primeira vez, no c\mpeonato do país, vence Fischer no confronto direto. No do ano de 1966, Reshevsky joga abaixo de suas forças e termina em 9º lugar, com Fischer, sempre, em primeiro. E assim termina o ciclo da participação de Fischer nos Campeonatos dos Estados Unidos, como essa esmagadora vantagem frente ao seu rival maior.

Mais uma vez eles se enfrentariam no Torneio Internacional Buenos Aires 1970, com  18 participantes, inclusive o brasileiro  Mequinho. Pois bem, neste torneio o embate dos dois rivais terminou em empate. No resultado final, Fischer em primeiro com 15 pontos em 17 possíveis (13 vitórias e 4 empates)! Reshevsky somou 10,5 pontos e terminou em 6º lugar, com 4 vitórias e 13 empates) Ou seja, ambos terminaram sem conhecer a derrota, mas o número de vitórias de Fischer no confronto com Reshevsky, neste torneio é abismal! E vajam a ironia: o núero de empates que Reshevsky teve, foi o mesmo nímero de vitórias que Fischer teve!

Neste mesmo ano, 1970, Fischer ganhou o Interzonal de Palma de Mallorca. Foram 24 participantes e Fischer somou 18,5 pontos! Foram 3,5 pontos na frente do segundo lugar. Reshevsky também jogou este Interzonal e amargou um distante  17º lugar, com 9,5 pontos! Foi a ultima vez que os dois se enfrentaram!   


Nenhum comentário:

Postar um comentário