terça-feira, 18 de outubro de 2016

Bobby Fischer: o escudeiro de Caíssa - 7

O dilacerado de Denver!
Por Fernando Melo

A história do xadrez registra entre seus grandes acontecimentos a  chamada Batalha de Denver, quando o "exército" do dinamarquês Bent Larsen foi dilacerado pelo implacável "exército" do norte-americano Robert Bobby Fischer. Esse encontro e outras considerações sobre os bastidores é o que veremos neste capítulo.

O GM Yuri Averbach fez o seguinte comentário, publicado no Suplemento nº 30 da Revista Ajedrez, pág 80, sobre o Match Fischer - Larsen, pela Seleção Mundial 1971 (Torneio de Candidatos). Vejamos o que ele diz:

"El duelo de Robert Fischer con Bent Larsen es un acontecimento ajedrecístico que no necessita publicidad. Los talentosos  grandes maestros hace mucho que han ocupado lugares  destacados en la arena ajedrecistica mundial, Ambos han logrado éxitos magnificos, ambos poseen un brillante estilo personal
El estilo de Larsen se caracteriza por su buena dosis de riesgo. Larsen es osado y le gustan las situaciones agudas y poco claras. Por eso a veces entra en combinaciones donde su pusición se resiente e inclusive queda comprometida. Es sabido que Larsen soporta la derrota con valentia y eso mantiene su fe en la razón de ser de su estilo. basado en el riesgo.
El estilo de Fischer  tiene un fundamento lógico y racional. El estructura planes serenos y trata de castigar al rival cuado éste trasgrede los principios de la estrategia ajedrecistica.
Si las fuerzas son más o menos iguales, tal correlacion de estilos, que pareceria  llevar a un enfentamiento entre la llama y el hilo, generalmente favorece a la reflexion fria. Empero, éste no es más que el lado objetivo. Para el cuardo comleto son indispensables las consideraciones del aspecto psicológico de la lucha. Larsen confia en sacar el juego de Fischer de su cause habitual e cómodo, en obligarlo a entrar en nerviosos enfrentamientos tácticos. El problema es complejo y en la primera partida Larsen no lo resolvió, a pesar de que logró agudizar violentamente la lucha y "salirle" al rey de Fischer. El escudo resultó más fuerte que la espada; lá táctica no dio por tierra con el sentido común posicional.
Después de la partida, Fischer declaró: "Fue una partida muy tensa. Dudo que sepan que he realizado mi mejor encuentro. Un juego tenso e muy tenaz".
Efectivamente, la partida fue estructurada en ataques y contraataques; en cuanto a la defensa, los adversarios le prestaron atención sólo en los momentos más indispensables. Fundamentalmente, los rivales presentaron un estilo extraordinariamente agresivo.
A Larsen le quedaban en su reloj apenas 15 segundos quando hizo su 40ª jugada. Fischer disponia de más de media hora.
La sorpresa mayor en la partida inicial la constituyó el hecho de que el dinamarqués empleara la Defensa Francesa, que no habia jugado en los últimos anos"

Embates anteriores

Antes do match de Denver, que seria a Semifinal do Torneio de Candidatos de 1971, Fischer e Larsen já haviam se encontrado oito vezes. A primeira foi em 1958, no Interzonal de Portoroz. Fischer, então cm 15 anos, saiu-se vitorioso.No ano seguinte, em Zurique, o segundo encontro que terminou em empate. Em 1962, um novo encontro, com vitória de Fischer numa partida de exibição em Compenhague, quando Larsen jogou a Bird! O quarto embate ocorreu em 1966 num torneio de Blitz, em Santa Monica, com vitória de Fischer. Neste mesmo ano, os dois se enfrentaram duas vezes pelo Torneio Piatigorsky, com vitória para cada um. Em 1967, em Monte Carlo, voltaram a se encontrar, e Fischer venceu. Finalmente, em 1970, no famoso torneio Interzonal de Palma Mallorca, Espanha, quando Fischer somou 3,5 pontos na frente do vice-campeão, jogando 23 partidas, e tendo sofrido apenas uma derrota. Derrota essa exatamente para Bent Larsen, que terminou em segundo com 15 pontos.

Chegou então o ano de 1971. Torneio de Candidatos com oito aspirantes ao campeonato mundial. Fischer enfrentou Taimanov e ganhou por 6-0! Larsen enfrentou Uhlmann ganhou por 5,5 a 3,5. Veio então a Semifinal e Fischer ganhou para Larsen por 6-0! O mundo do xadrez ficou assustado!(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário