quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Bobby Fischer: o escudeiro de Caíssa - 3

A partida banida!
Por Fernando Melo

Sabemos todos que Bobby Fischer foi autor, no tabuleiro,  de algumas "tragédias shakesperianas". É profundamente lamentável e nos deixa mesmo tristes, saber do seu abandono do Interzonal de Sousse em 1967, quando ele tinha tudo para ser o campeão! Temperamento dificil para se perfilar diante das normas burocráticas da FIDE, causou essa grande lacuna, quando ele marchava para ser, bem mais cedo, o campeão do mundo. Mas o fato aconteceu e restou ainda uma outra tragédia. Suas partidas foram simplesmente banidas dos boletins oficiais, pelo fato de Fischer ter abandonado o torneio antes da metade do seu término. Uma dessas partidas é o motivo deste capítulo, que vamos pesquisar para uma apresentação aos nossos leitores.

Das dez parrtidas que jogou (o torneio contava com 21 partidas), Fischer ganhou 7 e empatou 3! Esse resultado, por sí só, já diz muito. Ou seja, 8,5 em 10 é demais! Ninguém tinha dúvida de que ele marchava para ser o campeão desse evento.

Stein e Fischer, Havana 1966
Apesar da partida que vamos ver abaixo ter sido banida dos anais oficiais do Interzonal de Sousse 1967, ela tem uma história muito envolvente o que a leva a se manter eterna na memória dos enxadristas que se interessam por Bobby Fischer. Como se não bastasse, a partida foi eleita a melhor do Informador nº 4, inaugurando assim essa seção, já que os três primeiros números não apresentavam essa indicação. Era um embate bastante esperado, afinal o encontro do campeão dos Estados Unidos (Bobby Fischer) contra o campeão da União Soviética (Leonid Stein)! Ambos, na visão de alguns comentaristas tinham condições de chegar em primeiro no torneio, que terminou sendo vencido pelo dinamarquês Bent Larsen, que fez uma excelente campanha, somando 15,5 em 21 pontos, um ponto e meio na frente do segundo colocado, Vicktor Korchnoi. No confronto direto, Larsen venceu sua partida para Stein (não jogou com Fischer), e o campeão russo terminou em 8º lugar, com 13 pontos.

Antes de entrarmos na análise da citada partida, vejamos um ligeiro perfil de Leonid Stein, que nasceu na Ucrânia no dia 12 de novembro de 1934 e morreu, aos 38 anos vítima de um ataque cardiaco, em 4 de julho de 1973. Nos últimos curtos anos de sua vida estava jogando forte e vencendo adversários famosos, mas nunca chegou a participar do Torneio de Candidatos, o que não conseguiu por pouco. Sobre ele, Kasparov disse: "Stein expandiu os limites da nossa compreensão de jogo, mudando nossas impressões sobre a correlação de material e qualidade de posição... e criou os motivos para o surgimento do xadrez moderno, ultra dinâmica"  (continua)


2 comentários:

  1. ... aguardando a continuação, mestre!

    ResponderExcluir
  2. Mestre Ivson! Estou feliz com este meu projeto! Temos muita coisa a descobrir sobre Bobby Fischer ...

    ResponderExcluir