domingo, 23 de outubro de 2016

Clube Miramar homenageia Dyoretsky !

Por Fernando Melo

Dyoretsky e Yusupov
Mark Dvoretsky
Feliz a iniciativa do MF Francisco Cavalcanti, dirigente do Clube de Xadrez Miramar, em prestar homenagem póstuma ao escritor e treinador de mestres de xadrez, o russo Mark Dyoretsky (de quem é admirador), falecido no último 26 de setembro, aos 68 anos. Para tanto, será realizado no próximo sábado o Torneio Ativo Memorial Mark Dvoretsky, seguindo os padrões dos torneios que são realizados ali, uma vez por mês.

Noa anos de 1973 a 1975, Dyoretsky  pontificou como um dos melhores jogadores da Rússia, sendo considerado o MI mais forte do mundo. No então, por motivos pessoais, ele abandonou o tabuleiro competitivo a dedicou-se a ser um treinador. e com sucesso. Para que se tenha uma ideia, vejamos alguns nomes que passaram sob a sua orientção: Karparov, Anand, Topalov, para citar apenas três numa série de muitos Grandes Mestres,.

Um grande parceiro de estudos e que deve muito a Dvoretsky é o seu compatriota GM Artur Yusupov, 56 anos, que foi Campeão Mundial Junior de 1977,  Em 1999, Yusupov publicou um livro sobre a Defesa Petrov Ao longo de sua carreira, Yusupov foi treinado e orientado por Dyoretsky, considerado por muitos como o instrutor mais importante do mundo. Yusupov reconhece e declara que muitas de suas importantes vitórias teve a influênci fundamental de Dyoretsky. Dessa aproximação nasceu a Dyoretsky-Yusupov Chess Scholl., e um dos famosos GMs da atualidade, Peter Svidler, foi aluno desta escola. Os dois escreveram muitos livros juntos, sendo que um deles é Treinamento de Elite, obra importante patra quem quer se aprofundar no labirinto das 64 casas.

Portanto, vamos prestigiar esse Torneio Ativo Memorial Mark Dvoretsky, um nome pouco divulgado na mídia enxadrística atual, que se preocupa mais em falar de jogadores que ganham torneios e que estão em evidência, deixando um pouco de lado nomes como o de Dyoretsky que fez o xadrez ciência se transformar em pura arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário