segunda-feira, 10 de março de 2014

Caxias do Sul - Acabou a festa!

Fim do Aberto de Caxias do Sul! E, claro, Carlsen ganhou. O campeão somou 8,5 pontos em 9, passando por 4 GMs. Seu único empate foi contra o brasileiro Milos, que fez um ótimo torneio chegando em 3º lugar, com 8 pontos. Melhor ainda fez Krikor, também com 8 pontos, mas sendo superior nos critérios de desempate, o que lhe garantiu o segundo lugar. A classificação final da prova está no chess-results (link).

O torneio chega assim a seu final, contabilizando 383 jogadores e se constituindo como um dos maiores acontecimentos do xadrez brasileiro em todos os tempos. Cremos que o balanço final foi extremamente positivo para André Boff e sua equipe, que devem estar com a sensação do dever cumprido. Carlsen volta para a sua pátria, carregando na bagagem uma experiência marcante em sua carreira vitoriosa, ao participar de várias atividades de promoção do xadrez em Caxias do Sul e sentir na pele uma tietagem escancarada dos enxadristas de todas as idades presentes nos eventos.

Pois é! Acabou a festa! De nossa parte, ficamos muito felizes em fazer parte desse momento histórico. Agora é preparar a viagem de volta para a João Pessoa e retomar nossas atividade regulares no blog, já pensando no V Memorial Bobby Fischer, que começa na próxima sexta.

Por fim, um registro que deve ser feito é sobre a hospitalidade que tivemos em Caxias do Sul. Fomos sempre muito bem atendidos em todos os locais por onde passamos. Simpatia, atenção e solicitude foram uma constante do povo caxiense.

Então é isso! Acabou a festa, mas ficou a sensação agradável de estar aqui, tomando muito suco de uva, fazendo vários contatos com enxadristas de toda a parte  e vendo de perto o campeão do mundo em ação. Todas as felicitações que fizermos para a organização do evento serão insuficientes para demonstrar nossa impressão sobre o que presenciamos na agradável Caxias do Sul! Barbaridade! Isso aqui foi bom demais, tchê!


Nenhum comentário:

Postar um comentário