domingo, 23 de março de 2014

Candidatos - E agora Aronian?

Anand vence Topalov e abre caminho para se tornar o desafiante de Carlsen! (foto: chessbase)

O armênio Aronian deve estar se lamentando por "não ter jogado" contra Anand, ontem. Com a convincente vitória do indiano hoje, frente a Topalov, e a derrota de Aronian para Mamedyarov, a liderança agora é ocupada por Anand, que soma 6 pontos, ante os 5 do armênio. 

Na prática, a diferença para Aronian agora é de 1,5 pontos, faltando 5 rodadas para o término do Candidatos. Isso porque os critérios de desempate devem favorecer Anand, em caso de ambos chegarem em igualdade de pontos no final do evento. 

Quem diria que o ex-campeão mundial teria forças para chegar tão determinado assim ao Candidatos, em busca da revanche com Carlsen! O que parecia impossível vai se tornando uma realidade na Rússia. Anand está invicto. Todos os seus adversários já perderam ao menos 2 vezes! O indiano, com a tabela a seu favor, vai, certamente, gerenciar muito bem os acontecimentos daqui para a frente!  

De toda sorte, convém ainda não fazer prognósticos. Basta lembrar as surpresas nas rodadas finais do Candidatos do ano passado, quando Carlsen quase se viu ultrapassado por Kramnik, ao apagar das luzes. Aliás, o russo também está vivo na disputa de agora, com 4,5 pontos, e nunca é bom subestimar suas chances. Já Aronian precisa juntar os cacos e tentar uma arrancada final, com vitórias, torcendo por tropeços do líder. 

Todas as atenções estarão voltadas agora para as partidas e os resultados do líder. A 10ª rodada acontece só depois de amanhã. Nada está definido por enquanto, mas que Anand está muito bem na foto, isso não dá para negar!



4 comentários:

  1. Fernando, se empatarem no final, o critério de desempate que favorece Anand é o confronto direto: Anand 1,5 -0,5 Aronian. Por isso, Aronian agora tem que fazer 1,5 pontos a mais que Anand nas 5 rodadas finais.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Alexandre! Mais um motivo para Aronian não ter fugido do combate, contra Anand, na segunda partida!

    ResponderExcluir
  3. A vitória do Carlsen sobre Anand ano passado foi bastante convincente, e agora Anand é líder isolado no Torneio de Candidatos. Carlsen está assim tão adiante dos outros, ou Anand está mais motivado e pode representar uma ameaça ao atual campeão mundial?

    ResponderExcluir
  4. É uma boa observação, Danilo! Prefiro crer na dianteira de Carlsen frente aos demais, o que pode ser lastreado pelo seu Elo astronômico!

    ResponderExcluir