sábado, 22 de março de 2014

Candidatos - O medo dos líderes!

Aronian x Anand: empate frustrante! (foto: chessbase)

Era talvez o confronto mais esperado do Torneio dos Candidatos! Acabou que não teve jogo! Sim, porque o empate de cavalheiros entre Aronian e Anand na 9ª rodada de hoje, em apenas 19 movimentos, por repetição de lances, não pode ser visto como uma partida efetivamente disputada. 

Esse execrável expediente de enxadristas que fogem do combate, administrando a tabela de classificação, é, no mínimo, frustrante. Mais ainda num torneio dessa magnitude, com uma imensa plateia acompanhando o evento mundo afora. 

Se vencesse, Aronian teria imposto a primeira derrota a Anand, vencendo a revanche e se tornando líder isolado, rumo a conquista do torneio. Por outro lado, uma vitória de Anand deixaria ele com a moral elevada, com dois triunfos frente ao favorito do torneio e também sozinho no topo da classificação, com grandes chances de se tornar o desafiante de Carlsen. 

Pois é... Hoje os líderes não jogaram e deixaram para ver o que acontecerá lá na frente! Tiveram medo, só pode! É por essas e outras que Fischer é sempre lembrado! Aquele, sim, é que era um campeão de fibra!




Um comentário:

  1. A célebre resposta de Fischer à uma proposta prematura de empate: "é claro que não!". Carlsen segue a mesma linha. Não é por nada que são os melhores de todos os tempos! "Empates de Salão" mancham a imagem do xadrez. Viva a Regra de Sofia! São Leopoldo/RS

    ResponderExcluir