domingo, 23 de fevereiro de 2014

V Bobby Fischer - A nota aos pré-inscritos

Estamos hoje a 5 dias do fim do prazo para os pré-inscritos realizarem suas inscrições no V Memorial Bobby Fischer. Ao final desta postagem trazemos os nomes daqueles que constam na lista de pré-inscritos. Desde logo, queremos deixar claro que não temos a pretensão de exercer aqui nenhuma pressão nos enxadristas, mas, tão somente, de lembrar do prazo regulamentar para essa providência, porque, após essa data, quaisquer interessados em jogar o Bobby Fischer (mesmo os pré-inscritos em falta com a inscrição até o dia 28/02) podem fazer suas inscrições até 10/03, caso sobrem vagas decorrentes da não inscrição dos referidos pré-inscritos.

Como até agora recebemos apenas 7 desistências de pré-inscritos, temos um bom motivo para acreditar que muitos enxadristas que aderiram ao Memorial vão mesmo fazer suas inscrições, posto que estão regularmente dentro do prazo para efetivá-las e, por uma questão cultural, como bem sabemos, é possível que estejam deixando para a última hora (do dia 28!).

O motivo dessa nossa crença na inscrição dos pré-inscritos é que, pela proximidade do Memorial e pela grande exposição do torneio que estamos fazendo, não parece fazer muito sentido supor que o enxadrista pré-inscrito simplesmente não realize sua inscrição, a menos que tenha se esquecido de, a mais tempo, nos comunicar sua desistência ou surja, por agora, um relevante impedimento para ele não jogar o torneio.

O que não prezamos muito é o enxadrista ignorar sua pré-inscrição e sequer nos informar que não pretende mais participar do evento, como observamos ontem no facebook, quando, por acaso, numa conversa entre terceiros alheia ao V Bobby Fischer, lemos de um certo pré-inscrito que ele estava afastado do xadrez e sem perspectiva de retornar! Provocamos o dileto enxadrista, lembrando de sua adesão ao nosso torneio e, claro, obtivemos a confirmação de sua desistência. Esperávamos que com tal disposição (ou ausência dela!) sua não participação no Bobby Fischer pudesse nos ser comunicada a mais tempo. Afinal, o xadrez, como esporte sem a desejada popularidade, se faz com muita renúncia dos que assumem o leme do processo, esperando, em contrapartida, a real colaboração daqueles que usufruem das iniciativas em prol do jogo-arte-ciência!

No momento, convém trazermos um breve panorama de como andam as inscrições:

. Temos, até aqui, computados 37 jogadores no torneio, cujos nomes já aparecem no chess-results (link);

. Desses 37 jogadores, 30 eram pré-inscritos (34% do total de 88 pré-inscritos) e 7 foram convocados da lista de espera;

. Há mais 2 inscrições efetivadas, aguardando para serem em breve confirmadas;

. Existem, até aqui, 22 nomes de reservas aguardando o fim do prazo das inscrições dos pré-inscritos, para serem por nós consultados, caso sobrem vagas após o dia 28/02.

Portanto, renovamos nosso lembrete de que faltam apenas 5 dias para a inscrição dos pré-inscritos. Após esse prazo, as inscrições prosseguirão até o dia 10/03, para todos os interessados (pré-inscritos ou não) até que se atinja o limite de vagas estabelecido.

Contudo, para que sejamos honestos e transparentes por completo, acreditamos que a meta do limite máximo de 100 jogadores pode não ser atingida (dado o número atual de inscritos e a proximidade da competição), fazendo com que todos aqueles que efetivamente desejem participar do torneio possam fazê-lo, sem o problema da falta de vagas. Existe, por outro lado, a expectativa de um considerável aumento na procura por inscrição nessa reta final, elevando bastante o atual número de enxadristas no Memorial. De toda a sorte, os pré-inscritos têm sim a prerrogativa de assegurarem logo suas inscrições no prazo estipulado. 

A seguir, mostramos a relação dos jogadores que pediram pré-inscrição, ou que já foram chamados na lista de reserva e que, assim, gozam da preferência de inscrição até o próximo dia 28.



5 comentários:

  1. Onde se lê "questão cultural", leia-se: falta momentânea de dinheiro. Abs e até lá.

    ResponderExcluir
  2. É, Zirpoli, pode ser também, ainda que há cerca de 3 meses estejamos divulgando incansavelmente as regras de inscrição, o que contribui para o planejamento do enxadrista. Esperamos tê-lo conosco no Memorial. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Fernando, para diminuir minha despesa neste evento iria me hospedar na casa de um amigo. Infelizmente esse amigo não estará em JP na data do torneio, impossibilitando a minha participação e confraternização com os amigos enxadristas. Torço para que tudo saia conforme planejamento e desejo bom torneio a todos! Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente não poderei estar em JP devido a compromissos paroquiais no sábado do torneio, impossibilitando a minha participação e confraternização com os amigos enxadristas. Torço para que tudo saia conforme planejado e desejo bom torneio a todos! Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Ok, Antônio Gomes e Kleber. Obrigado por nos avisar. Até uma próxima oportunidade.

    ResponderExcluir