domingo, 2 de fevereiro de 2014

V BOBBY FISCHER - Começam as inscrições!

Encerraram-se ontem as pré-inscrições para V Memorial Bobby Fischer. A partir de hoje, até o dia 28, estão abertas as inscrições para o torneio. Com a adesão do paraibano Luiz Antonio da Silva Tomaz, chegamos ao número de 88 pré-inscritos.

Analisando bem esse número, a direção do V Memorial Bobby Fischer, por uma questão de bom senso, resolveu antecipar a convocação de 10 jogadores que estavam na lista de reserva. O motivo é que se entende razoável supor que alguns dos já pré-inscritos possam não confirmar sua participação até o dia 28/02, abrindo vagas posteriormente.

Nesse sentido, esperar até esse dia 28 (fim do prazo para inscrições dos pré-inscritos), pode inviabilizar a presença desses jogadores de outros Estados, por questões de passagem e hospedagem.

Por outro lado, mesmo que todos os pré-inscritos façam sua inscrição (o que, em verdade, desejamos), a direção da prova assume o risco calculado de, no limite, contar com um número um pouco maior de participantes do que aquele inicialmente previsto, sem deixar, contudo, que reste prejudicado o conforto do salão de jogos.

Além dos 10 novos nomes convidados, ainda temos 11 enxadristas (todos de fora da Paraíba) aguardando uma oportunidade para participar do V MBF. 

Assim, pedimos aos pré-inscritos que, se por alguma razão não possam mais participar do torneio, que nos comuniquem com antecedência, a fim de abrirmos as vagas para os demais interessados.

Vejam ao final, como os pré-inscritos devem efetuar sua inscrição. Neste primeiro dia oficial, já temos registradas as inscrições dos seguintes enxadristas:

Pedro de Lima Neto (CE)
Hamilton Nóbrega (PB)
Marcio Neron Dornelles (RS)
Genildo Gomes (PB)

-------------
Regulamento em Foco (espaço criado para divulgar tópicos do Regulamento do torneio):

Inscrição:

A taxa de inscrição é de R$ 100,00, com isenção para GM e MI.

O valor da inscrição deverá ser pago, por meio, exclusivamente, de depósito identificado ou de transferência bancária, para a seguinte conta:

Banco do Brasil S/A
Agência 4636-1
Conta 11.780-3
Favorecido: Fernando Sá de Melo
CPF: 726.004.034-34

A inscrição estará garantida com o envio dos seguintes dados para  samelojp@gmail.com até o dia 10 de março de 2014:

-  nome completo;
-  sigla da federação;
-  respectivos ID's da CBX e da FIDE (caso tenha registro na FIDE);
-  comprovante de pagamento de inscrição.
-------------

7 comentários:

  1. Meu caro editor.
    Veja o que está acontecendo agora com o MBF, segundo suas próprias palavras na postagem acima: “Assim, pedimos aos pré-inscritos que, se por alguma razão não possam mais participar do torneio, que nos comuniquem com antecedência, a fim de abrirmos as vagas para os demais interessados.” Ou seja, a organização ficou refém dos pré-inscritos! E, isso já era um problema anunciado: ano passado, como eu próprio já tinha dito em comentário a uma postagem anterior do “Reino...” (http://reinodecaissa.blogspot.com.br/2013/12/bobby-fischer-vem-ai.html) dos 65 pré-inscritos apenas 28 confirmaram!
    Surgiu até mesmo uma coisa engraçada: primeiro a organização pressionou os enxadristas para se pré-inscreverem sob pena de ficarem sem vagas para jogar o torneio; agora pressiona os pré-inscritos para que abdiquem de uma vez de suas vagas (o que é totalmente descabido já que a pré-inscrição garante a vaga até 28/fev) para darem lugar a outros que não estão pré-inscritos e querem jogar.
    Ora...
    abração Fernando e até...

    ResponderExcluir
  2. - O processo de pré-inscrições para o V Memorial Bobby Fischer foi explicado e defendido em postagem de 23/12/2013 (http://reinodecaissa.blogspot.com.br/2013/12/v-memorial-bobby-fischer-sobre-as-pre.html) após o comentário de que trata o link apontado na crítica acima, de 18/12/2013.

    - Não é verdade que dos 65 pré-inscritos apenas 28 confirmaram. Dos 65 pré-inscritos, 44 inscritos fizeram suas inscrições (68%). Isso foi informado na mencionada postagem de 23/12/2013, bem como na postagem de 19/03/2013, (http://reinodecaissa.blogspot.com.br/2013/03/balanco-do-bobby-fischer.html), quando fizemos, à época, um balanço do IV MBF.

    - Não há, absolutamente, pressão para que os pré-inscritos "abdiquem de uma vez de suas vagas". Essa interpretação é que é totalmente descabida! O que se pede é apenas que os pré-inscritos que já saibam que NÃO POSSAM MAIS jogar o Bobby Fischer, POR ALGUMA RAZÃO, que nos comuniquem, para que as vagas possam ser novamente disponibilizadas. Apela-se tão somente para o sentido de colaboração dos amigos enxadristas.

    -Aqueles que fizeram suas pré-inscrições e que não tenham nenhum obstáculo surgido que possa impedir sua participação no torneio, continuam, naturalmente, livres para efetuarem suas inscrições até o dia 28/02.

    - Prosseguimos trabalhando para que o V MBF possa ser bem sucedido, envidando esforços para uma organização eficiente, que minimize problemas e garanta o conforto e a satisfação dos enxadristas.

    Saudações,
    Fernando Sá de Melo

    ResponderExcluir
  3. Em resposta ao comentário acima de Fernando Sá:
    1º item: A resposta a este item vou colocar (talvez ainda hoje, o mais tardar amanhã) num comentário à postagem citada de http://reinodecaissa.blogspot.com.br/2013/12/v-memorial-bobby-fischer-sobre-as-pre.html
    2º item: É VERDADE SIM que dos 65 pré-inscritos apenas 29 confirmaram até o prazo regulamentar, segundo a postagem no “Reino...” de 2/mar/2013 - http://reinodecaissa.blogspot.com.br/2013/03/iv-memorial-bobby-fischer-inscritos.html
    3º item: Aqui Fernando está dizendo a mesma coisa que eu digo; a diferença é que ele usa “panos quentes” e eu não.
    o 4º item é irrelevante por óbvio.
    e o 5º item é extremamente louvável

    ResponderExcluir
  4. - No primeiro comentário foi dito que dos 65 pré-inscritos, apenas 28 confirmaram, o que foi provado que não era verdade. No segundo comentário do crítico, foi dito que os 28 (mais 1) mencionados foram aqueles que o fizeram no PRAZO REGULAMENTAR, o que, agora, é verdade, embora, no final, 44 pré-inscritos participaram mesmo do IV MBF, ainda que tenham se submetido ao prazo geral das inscrições.

    - Se o 4º item é óbvio, isso prova que não há pressão para que os pré-inscritos abdiquem de suas vagas, como quis crer o autor das críticas, talvez esperando, infelizmente, pelo insucesso do V MBF.

    - Quanto a usar panos quentes, deixamos para os sensatos leitores a avaliação do que está sendo discutido, para não entrarmos num discussão sem fim. Só devemos estranhar o fato de que o ilustre potiguar ataque tão fervorosamente o instituto das pré-inscrições e venha utilizando desse expediente nos seus torneios no Clube de Xadrez Móvel de Natal.

    ResponderExcluir
  5. No comentário acima o 1º item é puro malabarismo argumentativo já que o próprio “Reino...” diz em 2/mar/2013: “registramos que de um total de 65 enxadristas que pediram pré-inscrição, apenas 29 efetivaram a inscrição até o prazo regulamentar.”
    No 2º item há novamente o que chamo de malabarismo argumentativo e, lamentavelmente, uma SURPREENDENTE BAIXADA DE NÍVEL ao levantar a possibilidade de que eu possa torcer pelo insucesso do MBF: o Bobby Fischer é um dos torneios que mais gosto de jogar pela proximidade de Natal, pelo Hotel do evento – tanto o Shenius quanto o Litoral - pela orla de JP, pela organização, e pela premiação; o que faço é simplesmente defender o lado dos enxadristas nesta questão de pré-inscrições com AMEAÇA de ficar sem vaga para jogar .
    O 3º item é pura distração do Fernando: o Clube de Xadrez Móvel de Natal usa as pré-inscrições apenas como marketing do torneio e acho isso bom, mas não há a obrigatoriedade da pré-inscrição sob pena de ficar sem vaga – e esse último É O PONTO que venho discutindo nesses comentários.
    Abraço e até...

    ResponderExcluir
  6. pena, bem na hora que eu ia propor empate!

    ResponderExcluir