domingo, 23 de fevereiro de 2014

Caxias do Sul - O maior de todos?

Estamos a 13 dias do XIII Aberto Internacional Festa da Uva, em Caxias do Sul. O evento vem atraindo a atenção de uma plêiade de grandes enxadristas em face da ilustre presença do atual campeão mundial Magnus Carlsen. Dentre os 40 primeiros do ranking inicial de inscritos no Aberto (a relação já chega a 190!), temos 36 titulados, incluindo o campeão brasileiro Rafael Leitão e a lenda Mequinho! Confira no quadro abaixo.

No facebook, Leitão lança uma pergunta: “Será que este torneio é o mais expressivo já disputado no Brasil?” Na opinião dele, outros candidatos seriam o Torneio 450 anos de SP, realizado em 2004 (com a participação, além dele, de Anand, Karpov, Milos, Vescovi e Morovic), os Interzonais de 1973, em Petrópolis, e 1979, no Rio de Janeiro, e os dois Grand Slams, realizados em SP, com os melhores jogadores do mundo! O MI Herman Claudius também lembrou do III Internacional Cidade de São Paulo (1979), que tinha alguns top 10 do mundo.


O fato é que a presença do campeão do mundo em um torneio aberto é o que tem, ao que parece, fascinado boa parte dos enxadristas brasileiros, dispostos a viajaram ao extremo sul do país para verem Carlsen e quem sabe enfrentá-lo! Difícil? Agora, não mais do que foi ganhar na recente megasena milionária!


2 comentários:

  1. Uma boa pergunta seria: Alguém vai desbancar o campeão? Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, esqueceste um titulado na lista: eu, um ML (Mestre Leopoldense)! Meus dois maiores ídolos de toda a história do xadrez estarão em Caxias: Magnus e Mequinho! E estou treinando duro para encará-los! Sem dúvida, será uma das maiores celebrações do xadrez! Que honra ver de perto todas essas feras do jogo-arte-ciência! Caxias do Sul: faltam 12 dias! São Leopoldo/RS

      Excluir