sábado, 1 de fevereiro de 2014

Seção Arte do Xadrez - ESPECIAL - 5 anos do Reino de Caíssa!



- O Xadrez não passa de um punhado de tocos de pau, dispostos sobre uma tábua quadriculada, situada entre duas criaturas incompreensivelmente absortas, que, dominadas por uma espécie de autismo, desperdiçam inutilmente seu tempo, olhando para esse ·brinquedo· sem graça, enquanto o mundo ao seu redor pode desmoronar sem que se apercebam disso... Essa é a interpretação do homem vulgar, insensível e apático - incapaz de enxergar as essências, que se conforma com uma visão superficial das coisas e se deixa seduzir pelas aparências de outras atividades menos belas e eloquentes.

Para o homem mediano o Xadrez é um mero acessório, útil tão somente por que contribui para desenvolver diferentes faculdades mentais, melhorando o desempenho escolar das crianças, acentuando a acuidade mental dos adultos e preservando por mais tempo a agilidade mental dos idosos.

Porém, para o homem espirituoso, criativo e empreendedor, o Xadrez é uma das mais ricas fontes de prazer, um meio no qual se encontram elementos para representar as mais admiráveis concepções artísticas, um campo pelo qual a imaginação pode voar livremente, produzindo, com encantadora beleza, ideias deliciosamente sutis e originais.

O Xadrez é uma das raras e preciosas atividades em que o homem pode explorar ao fundo suas emoções, atingindo estados de prazer tão sublimes, tão ternos, tão intensos, que só podem ser igualados pelas sensações proporcionadas pelo amor e pela música.

Essa reflexão faz parte do texto de autoria do intelectual paulista e verdadeira enciclopédia humana, Hindemburg Melão Junior. Para preservar sua construção, disponibilizamos o link abaixo, de modo que o leitor possa consultar o texto completo direto na sua fonte. 


Esta publicação especial da Seção Arte do Xadrez é comemorativa do aniversário do blog Reino de Caíssa, que completa hoje 5 anos de existência! Reverenciamos o autor Melão Junior por essa obra-prima, que reputamos como a mais bela página da história do xadrez, de que temos conhecimento.

Consulte então o link divulgado e surpreenda-se muito mais com a narrativa, descobrindo também de quem é, na verdade, a reflexão contida no texto e que abriu esta matéria!

4 comentários:

  1. Parabéns ao Blog Reino de Caíssa pelo seu primeiro lustro de existência!! Que venham muitos outros, sempre com exibição de matérias tão primorosas quanto essa!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelos 5 anos! Este espaço tão simpático e instrutivo feito por gente apaixonada pela arte de Caíssa. Belo texto do Melão Jr., genial !

    ResponderExcluir
  3. Que texto brilhante. Parabéns ao Reino pela divulgação.

    ResponderExcluir
  4. Fernando, o artigo prometido e publicado é realmente espetacular! Parabéns pelos 5 anos do Reino de Caíssa! Mas penso que o verdadeiro presente veio com essa impressionante vitória de Magnus Carlsen sobre Hikaru Nakamura, ocorrida hoje em Zurique, no mais forte torneio da história do xadrez!

    ResponderExcluir