sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

A fantástica entrevista de Kasparov!


“Quando Kasparov fala, o mundo do xadrez pára para ouvi-lo!” Foi o que me disse, Fernando Melo, meu pai, quando comentava com ele a entrevista que o ex-campeão mundial concedeu, na sua visita ao site espanhol MARCA, há dois dias.  A matéria, sob o título "O xadrez é uma disciplina escolar por si mesma", e com trechos em vídeo, pode ser consultada neste link.

De fato, Kasparov fala de inúmeros temas, sempre com a contundência que lhe é peculiar: ele destaca seu propósito de disseminar o xadrez na educação e aponta a diferença conceitual desse objetivo em relação à mera aplicação do xadrez nas escolas; ensina qual deve ser a idade ideal para começar no jogo; explica sua motivação para se candidatar a presidência da FIDE, prometendo grandes mudanças e patrocínios para o esporte e atacando as ações do atual presidente e pretenso candidato à reeleição; defende o xadrez como um esporte sem altos custos e com grande potencial para o seu desenvolvimento, em face do seu alinhamento com as novas tecnologias; acredita no futuro do xadrez vivo, em detrimento do uso da máquina; e, claro, fulmina sem piedade seu maior desafeto, o presidente russo Putin,  fazendo-lhe graves acusações.

Porém o ponto mais marcante da entrevista, ao nosso ver, foi quando ele falou de Magnus Carlsen, reconhecendo a força do fenômeno norueguês na história do xadrez. 

E aqui, vale uma observação. Mesmo sem ter o nome de Fischer mencionado pelo entrevistador, Kasparov, ao falar de Carlsen, faz um paralelo entre o atual campeão mundial e o ex-campeão norte-americano. Ora, o autor da obra "Meus Grandes Predecessores" conhece profundamente a história do xadrez e quando convidado a refletir em termos dos melhores, quem ele menciona? Bobby Fischer! 

Consideramos essa menção espontânea e recorrente de Kasparov sobre Fischer a prova irrefutável de que ele, Fischer, foi mesmo o maior enxadrista de todos os tempos!

Numa tradução livre do espanhol, vejam essa parte da entrevista de Kasparov sobre Carlsen e Fischer:

P. Você treinou Carlsen durante um ano e o conhece bem. Acredita que o norueguês deixará uma marca profunda na história do xadrez (...)?

Kasparov: "É sem dúvida um grande jogador e eu desfrutei muitíssimo trabalhando com ele em 2009. Tem um estilo fantástico, combinando a precisão e a visão estratégica de Karpov com a determinação de Fischer para jogar até o último peão. É uma combinação formidável. Pode ser um dos grandes de todos os tempos? Talvez sim, porque está capacitado. Mesmo que consideremos a inflação dos pontos do Elo, Carlsen é um grande jogador, ainda que seus 100 pontos de vantagem sobre Fischer não significam, no momento, que seja agora maior que Fischer em 1972. Em todo o caso, é um sopro de ar fresco. É mais... Eu diria que Fischer, Carlsen e eu [Kasparov] somos os campeões que mais têm contribuído para a promoção do xadrez."

Um comentário: