(FALTAM 25 DIAS PARA O V TORNEIO MEMORIAL BOBBY FISCHER)
Bobby Fischer: três anos em trinta dias
Por Fernando Melo
25 - Vancouver,
Canadá, 16 de maio de 1971. Taimanov, com as brancas, joga 1.d4 e Fischer
responde com a Índia do Rei, jogando 1...Cf6. Começava assim o match pelo
Torneio de Candidatos, num total de 10 partidas. Esta primeira partida teve a
duração de cinco horas, sendo 3h05 para o soviético e 1h55 para Fischer. A vitória
coube a este, uma vez que Taimanov, deu o lance secreto, o 41, mas depois ligou
para o árbitro, abandonando a partida. Veremos amanhã o que Fischer foi capaz
de fazer nas partidas restantes deste embate com Taimanov.
Desculpe-me Fernando mas você poderia explicar o que significa o lance secreto. Eu não consegui sacar. É que sou do tempo de Kasparov para cá, kkk. Obrigado. Aguardo resposta. Abs.
ResponderExcluirVamos lá, Mestre Zirpoli! Naquela época, as partidas duravam 5 horas (2h30 para cada jogador). Quando acontecia de não terminar neste tempo, o jogador dava o lance num papel e o árbitro lacrava num envelope, sem que o adversário soubesse qual foi o lance, Daí o nome secreto,. No dia seguinte, a partida continuava, com tempo de mais 5 horas, e assim sucessivamente. Eu ja vi com meus olhos e a memória ainda registra, apesar dos meus muitos outonos (voce ainda tem suas primaveras!), uma partida durar 11h30, três dias!! Abraços!!
ResponderExcluirValeu Fernando. Bem bolado. Eu sabia que havia paralisação, mas não desta forma. É interessante pois só quem sabia do próximo lance era quem já havia de alguma forma proferido (de forma secreta), desta maneira o adversário não podia fazer análises mais contundentes. Só no xadrez mesmo. Obrigado. Abs
ResponderExcluir