quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

VII Memorial Bobby Fischer - Faltam 30 dias!


Assim Kasparov começa sua obra 'Meus Grandes Predecessores' sobre Fischer: Não é por acaso que mais tenha sido escrito sobre Robert James Fischer (nascido em 9 de março de 1943) do que sobre qualquer outro jogador: a revolução criada por ele é comparável com a revolução de Steinitz! No interregno  de um período de cem anos não ocorrera uma ruptura assim no xadrez. 

Mais ainda diz o autor ilustre: Fischer colocou o xadrez em base profissional. Ele foi o primeiro verdadeiro profissional de xadrez! Eu não quero dizer que aqueles que vieram antes dele eram amadores, mas no xadrez soviético, com o apoio do Estado, reinava o espírito do coletivismo, ao passo que Fischer lançou as bases para o profissional individual.

E no final dessa passagem, Kasparov arremata: Fischer talvez seja a figura mais envolta em mito no xadrez. Mesmo assim, eu tentei pintar um quadro objetivo, tendo estudado a surpreendente carreira desse grande jogador "no microscópio". Ele abandonou o jogo aos 29 anos, e somente realmente jogou por dez anos, mas conseguiu fazer mais no xadrez no que qualquer outro!

(Reedição da série de postagens 'Bobby Fischer: uma vida em 30 dias', publicada neste blog em 2015, com base em extratos do Vol. 4 do livro 'Meus Grandes Predecessores' de Garry Kasparov - Ed. Solis)

2 comentários:

  1. Certamente, esse VII Memorial Bobby Fischer será inesquecível para muitos! O que Fernando Sá de Melo vem fazendo em defesa da divulgação desse Torneio nos dá uma certeza: o seu amor pelo xadrez! Sei do seu empenho, o conheço de perto, de muito perto, bastante perto, tendo assim autoridade para falar desta sua dedicação! Esse depoimento de Kasparov é definitivo para mostrar que Bobby Fischer é mesmo a essência do xadrez!

    ResponderExcluir
  2. Às vezes as pessoas procuram os motivos pelos quais Fischer desapareceu do cenário enxadrístico. Para mim, isto não tem a menor importância,pois quem mais sofreu com essa atitude foi Ele mesmo. Vale ressaltar , como o Fernando Melo escreve acima: "Fischer é mesmo a essência do Xadrez", ou seja, o quanto Fischer foi, é e continuará sendo importante para o Xadrez.

    ResponderExcluir