segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

VII Memorial Bobby Fischer - Faltam 18 dias!

Em outubro [1960], Bobby aos 17 anos chegou para a Olimpíada em Leipzig, liderando a equipe norte-americana pela primeira vez em sua vida. (...) Apesar da ausência de seu líder de longa data, Reshevsky (ele não queria jogar abaixo de Fischer), os americanos conquistaram a medalha de prata pela primeira vez no período pós-guerra! A contribuição do novo líder foi significativa: +10-2=6, e ainda por cima o melhor resultado no 1º tabuleiro na fase final.
...
Em janeiro de 1961 Fischer como de costume venceu o campeonato dos EUA. O resultado também foi tradicional: 9 pontos em 11 (+7=4) – exatamente o mesmo do ano anterior. Mas, para a surpresa de muitos, o legendário Reshevsky terminou fora dos vencedores de prêmios pela primeira vez.

Atormentado por tal fiasco, Reshevsky decidiu mostrar ‘quem era o chefe’, e declarou publicamente “De todo jeito, Fischer não me mostrou nada. Em um match ele nunca me derrotará”. Fischer aceitou o desafio, e em junho a American Chess Federation anunciou o match vindouro. Seriam 16 partidas (...). O prêmio em dinheiro estava no nível dos matches pelo Campeonato Mundial na época: 6.000 dólares. Isso não foi surpreendente: a promotora e principal responsável pelo match, Jacqueline Piatigorsky vinha da família Rothschild!

No seu livro, Kasparov analisa com detalhes algumas partidas desse match, tendo uma delas recebida o seguinte destaque do russo: Provavelmente a partida mais fascinante e dramática do match foi a 5ª (...). Não foi por acaso que Fischer a incluiu no livro das suas partidas mais memoráveis e mesmo muitos anos depois ele despertou a atenção de renomados mestres de análises como Robert Hübner e Mark Dvoretsky.

Tal partida é ricamente comentada por Kasparov no seu livro. Pela internet, o leitor curioso pode reproduzir os lances desse encontro no site do Chessgames (link). Amanhã veremos o surpreendente desfecho desse match entre Fischer e Reshevsky.

(Reedição da série de postagens 'Bobby Fischer: uma vida em 30 dias', publicada neste blog em 2015, com base em extratos do Vol. 4 do livro 'Meus Grandes Predecessores' de Garry Kasparov - Ed. Solis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário