sábado, 13 de fevereiro de 2016

VII Memorial Bobby Fischer - Faltam 27 dias!

Kasparov relata: O ano de 1956 revelou ser um ponto de mudança. Fischer venceu um torneio no Manhattan Club (+7-1=4), e pela primeira vez a imprensa noticiou que havia surgido um prodígio enxadrístico nos EUA com o nome de Bobby Fischer. Os jornalistas não estavam enganados: naquele verão, o garoto do Brooklin venceu o Campeonato Juvenil dos EUA (+8-1=1) - nunca antes havia sido conseguido por alguém de 13 anos! (...)

No outono, Fischer que já era um Mestre nacional, participou da Copa Rosenwald. Este foi um torneio memorável para ele, onde pela primeira vez cruzou espadas com os melhores jogadores do país, liderados por Reshevsky. No início, perdeu vergonhosamente em uma Defesa Índia do Rei para Bisguier, o que, pelo visto, ele lembrou para o resto da vida: a contagem em seus jogos subsequentes foi 13-0 (com um empate) a favor de Fischer!

Sua favorita Índia do Rei trouxe-lhe outro zero na segunda rodada, um empate na quarta e uma derrota posterior na sexta - contra Reshevsky. Nesse encontro emocionante, Bobby, que geralmente jogava com facilidade e rapidez, gastou um tempo tremendamente longo procurando a melhor defesa, mas não conseguiu resistir à pressão posicional e no 31º lance, já em posição indefensável, perdeu pelo tempo - a única vez em todos os anos de suas participações em torneios! [grifo do RC]. (...)

No final Fischer terminou somente em oitavo, mas jogou uma partida com Donald Byrne que muitos anos depois ele chamou a melhor em sua carreira[grifo do RC]. (...)

Essa partida apareceu em revistas de xadrez ao redor do mundo, provocando o deleite do público e o espanto dos especialistas. Averbakh recorda: "Após olhar para ela me convenci de que o garoto era diabolicamente talentoso". [grifo do RC].

A partida, tida como a Partida do Século, é mostrada e comentada no livro. O leitor pode encontrá-la também fartamente na internet, como neste link. Chamamos a atenção para o seguinte: quando chegar nos lances 11 e 17 das negras não se perturbe, achando que houve erro na reprodução dos lances. O que você vai ver é sobrenatural mesmo!

(Reedição da série de postagens 'Bobby Fischer: uma vida em 30 dias', publicada neste blog em 2015, com base em extratos do Vol. 4 do livro 'Meus Grandes Predecessores' de Garry Kasparov - Ed. Solis).

Nenhum comentário:

Postar um comentário