quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Nakamura é campeão do Gibraltar!

Nakamura bate Lagrave no tie-break e vence pela 2ª vez
consecutiva o Gibraltar Chess Festival (foto: site oficial)
O torneio de Gibraltar tinha um sem-número de grandes titulados... O resultado final, contudo, fez prevalecer, exatamente, os 2 melhores pre-ranqueados! Nakamura e Lagrave terminaram a competição Master empatados, sozinhos e invictos, com 8 pontos, em 10 possíveis. Assim, bem que poderiam dividir o título, mas tiveram que partir para um tie-break de partidas rápidas e, depois de 4 empates, Nakamura venceu a quinta partida e repetiu o feito do ano passado, ficando com a taça de campeão do Gibraltar! Uma outra super estrela do festival, Anand, fez um torneio muito aquém de sua respeitável biografia e amargou apenas o 41º lugar, com um tombo de 21,9 pontos no seu Elo. Já o brasileiro Yago Santiago também não teve muito o que comemorar, a não ser o fato de participar de um torneio tão espetacular como esse, cheio de grandes nomes do xadrez mundial. O MI pernambucano somou 4,5 pontos e ocupou a longínqua 160ª posição, com queda de 17 pontos no rating. Guerreiro que é, Yago vai certamente levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima, como diria aquela canção... A classificação completa do Gibraltar está no chess-results (link).

4 comentários:

  1. Será que o Naka vai ser o desafiante de Carlsen? Sei não, visse!

    ResponderExcluir
  2. O próximo desafiante de Carlsen é uma grande incógnita, pode ser qualquer um dali, até o próprio MLV, mas se for o Nakamura kkkkkk não vai ter NEM graça.

    ResponderExcluir
  3. Anand com certeza fez seu pior torneio. Do porte de GM ficar na colocação que ficou...uma pena !
    Não vejo adversário para carlsen...nakamura é muito inconstante para bater carlsen. O Kramnik é que poderia ser uma sombra para carlsen em razão dos duelos entre si onde a diferença de pontuação quando jogam muito pequena.

    ResponderExcluir
  4. No futebol sou Santista fanatico e no xadrez sou Nakamura sempre!
    Pena que ele é freguês do Carlsen...

    ResponderExcluir