quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Relato impressionante!

Por Fernando Melo

Botvinnik vx Fischer, Varna 1962
Sou um provincinao que costuma montar no velho Rocinante e sair por aí, no mundo dos sonhos. Vez por outra, caio na real e me deparo com os bastidores do xadrez. Então, é aí, que vivo intensamente momentos da mais pura emoção. Quem me conhece um pouco, sabe da minha paixão por Bobby Fischer, e sabe também do episódio envolvendo ele e Botvinnik. Muito bem, e não é que descobri um relato impressionante a respeito desse assunto! Pois é, isso me deixa feliz, muito feliz. bastante feliz! 

Eu vou contar para vocês! O relato é feito por Boris Spassky, agora, recentemente, numa entrevista durante a cerimônia de abertura do Memorial Miguel Tahl, onde Spassky esteve presente a convite dos organizadores. Vamos dar a palavra a ele: "..Em 1962, na Olimpíada de Varna, Bulgária, Botvinnik adiou sua partida com Fischer em posição crítica. Botvinnik precisava encontrar uma fuga. Nossos comissários não admitiam que Botvinnik perdesse esse jogo, e eles fecharam Miguel Tal e eu numa sala, dizendo: `analisem a posição suspensa e descubram uma saída para Botvinnik` As coisas estavam ruins e Botvinnik devia perder. Fomos convidados a sair da sala. E em seguida, cerimoniosamente, titãs entraram na sala: Tigran Petrosian, Paul Keres, Enfim Geller, Issac Boleslavsky."

E depois de algumas considerações de Spassky, que aqui não vem ao caso, ele disse: "As 7 da manhã Geller encontrou um escape para Botvinnik.". E concluiu Spassky dizendo que o jogo terminou empatado e Fischer ficou bem chateado.

Então, podemos ver como os russos tratavam Fischer. Eram todos contra ele! Quando Fischer ganhou o mundial, 10 anos depois desse embate, derrotando a Escola Russa, ele se sentiu plenamente realizado e abandonou o xadrez competivo

8 comentários:

  1. Fernando, creio que Spassky admira Fischer tanto quanto você, sem ser tão passional. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante!
    http://www.chessgames.com/perl/chessgame?gid=1008417
    Aqui o link da partida, só não descobri em qual momento a partida foi suspensa, vc sabe Fernando Melo?

    ResponderExcluir
  3. Um relato detalhado desse formidável duelo de gigantes pode ser encontrado na magnífica obra de Garry Kasparov, Meus Grandes Predecessores, volume 2, páginas 245 a 252. A partida em questão foi uma Defesa Grunfeld, com Fischer jogando de Negras, que terminou empatada após 71 lances. O jogo foi suspenso à altura do lance 45, em um final de Rei, Torre e 4 peões para Fischer e Rei, Torre e 3 peões para Botvinnik. Para ajudar o então Campeão Mundial nas análises da posição suspensa, foram designados nada menos que 6 Grandes Mestres soviéticos: Geller, Keres, Furman, Boleslavsky, Spassky e Tal!! Graças a esse auxílio providencial, Botvinnik escapou de uma posição claramente inferior com um empate, o que deixou Fischer bastante irritado com o jogo de equipe dos soviéticos, e, ao meu ver, com toda razão, pois sendo o xadrez um esporte individual, penso que não deveria ocorrer interferência de terceiros em uma partida disputada entre dois jogadores. Por esses e outros motivos é que o adiamento foi abolido, para o bem do xadrez.

    ResponderExcluir
  4. No comentário anterior, acabei me equivocando quanto ao número de lances da partida. Na verdade, ela teve a duração de 68 lances, e não 71. Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  5. A partida foi suspensa no movimento 45...Tc5, feito por Fischer, que, como sabemos, conduzia as peças negras. A respeito desse lance, existe um bom comentário no livro "Minhas 60 Melhores Partidas", de Bobby Fischer livro, aliás, que todo enxadrista devia ter por perto.

    ResponderExcluir
  6. Mas Fernando, é a sua passionalidade em relação a Fischer que contribui para torná-lo único em nosso meio. E creio que, graças a ele, você foge de Pasárgada e vem passar um tempo conosco. Viva Fischer!

    ResponderExcluir
  7. Mestre Ivson! Conheço poucos homens sábios e você é um deles! Depois que descobri a Doutrina Espírita, minha vida passou a ser eterna. Converso com Bobby Fishcer todos os dias e consigo assim entender o quanto o xadrez é essencial na vida do ser humano, porque ele nos ensina a nunca desistir!

    ResponderExcluir
  8. Um Peão com pensado por 6 dos maiores GMs que já existiram, confesso que essa me surpreendeu.

    ResponderExcluir