quarta-feira, 28 de setembro de 2016

A volta da Guerra Fria!

Por Fernando Melo

Todos se lembram do embate entre Fischer e Spassky em 1972, em plena guerra fria dos Estados Unidos com a Uniao Soviética. Hoje, 44 anos depois, o clima está tão tenso , que o xadrez volta a ser palco de grande atenção do dirigente russo, Vlademir Putin, contra o seu maior rival, o "americano" Gary Kasparov. Para quem ainda não sabe, Kasparov mora atualmente em Nova York e foi um dos patrocinadores da equipe dos Estados Unidos, em Baku. Derrotar os russos é o objetivo de Kasparov, desde que resvale em Putin. Pelo jeito ele venceu esse primeiro embate, já que os Estados Unidos ficaram com o Ouro e Rússia com o Bronze.

O curioso é que o governo russo está apostando com todas as fichas na vitória de Sergey Karjakin para derrtotar Magnus Carseln. Imagino que Kasparov esteja bem atento a isso e vai investir pesado para Carlsen ganhar.

Resumo da ópera, a briga dentro do tabuleiro é forte, dificil, mas a de fora do tabuleiro é bem maior e elvolve muitos interesses. Não é sem razão que são empresários russos que estão bancando o match em Nova York. E bote dinheiro nisso! Kasparov além de ser inimigo pessoal de Putin, é também inimigo do atual presidenrte da FIDE . Vamos ficar de olho nesse dois embates, dentro e fora do tabuleiro!

Um comentário: