quinta-feira, 15 de setembro de 2016

A Bird em Baku!

Por Fernando Melo


Todo doido tem uma mania...não sei se já estou doido. Mas se gostar da Abertura Bird como gosto é ser doido, então meu lugar mesmo é no hospício, Enquanto não me levam, vejam o que descobri: na Olimpíada de Baku, encerrada ontem, foram jogadas, segundo o Chessgames.com, 3673 partidas, em 11 rodadas. É partida para não acabar mais e que atende a todos os gostos.


Quando vi aquilo, logo pensei: será que teve alguum doido que jogou a Bird? Teve! Quantos? Quantos? Calma, vou dizer agora. Foram 22 partidas! Se compararmos com o resultado dos votos que cassaram um deputado na Câmara Federal, dias atrás, até que não foi tão assustador. 

Aproveitei e olhei também a Defesa Pirc, e foram anotadas 53 partidas, enquanto a Holandesa, que  também anotei, tivemos 43 partidas. Vejam que comparando essas duas com a Bird, esta não ficou tão esquecida. A grande vedete foi, como era de se esperar a Siciliana. Essa tem tanto, que se a gente for contar, perde-se facilmente e não consegue chegar ao fim. Mas se eu chutar aqui cerca de 500, penso que estou sendo modesto. A Siciliana é o xodó dos enxadristas. Quanto à Bird, confesso que fiquei satisfeito com os modestos 22...É melhor fanhoso do que sem nariz!

6 comentários:

  1. Sempre vi a siciliana como algo favorável mais as peças brancas.

    ResponderExcluir
  2. E como foi o placar?Quantas vitórias das brancas?

    ResponderExcluir
  3. Vejamos o placar da Bird: Brancas ganharam 5, perderam 11 e empataram 6, num total de 22 partidas.

    ResponderExcluir
  4. Com essa estatística, só sendo doido mesmo para adotar a BIRD!

    ResponderExcluir
  5. Fernando, vou agora adotar a BIRD contra a capivarada lá em Evandro. Garanto que a estatística vai mudar!

    ResponderExcluir
  6. Mestre Ivosn, em você eu acredito! Certamente vai mudar, inclusive o nosso Paulo Barnosa que se cuide! Ele já provou o amargo gostinho de uma Bird atrevida que quase lhe tira um precioso ponto no IRT Machado de Assis, aqui na Academia Caldas Vianna, no dia 18 abril de 2010! Mas saiba, quando jogo o meu 1.f4, monto no meu Rocinante e ninguém me segura...

    ResponderExcluir