sábado, 24 de setembro de 2016

Darcy visita Clube Miramar

Por Fernando Melo



A visita do GM Darcy Lima, presidente da Confederação Brasileira  da Xadrez, na noite de ontem, 23, ao Clube de Xadrez Miramar, foi um grande momento para ser registrado na história do xadrez paraibano. Sempre cordial e atencioso, Darcy, que se fazia acompanhar de todos os árbitros dos Jogos Escolares da Juventude, na modalidade xadrez, foi o primeiro a chegar e o último a sair. Foi mesmo uma noite memorável e estão de parabéns Lili e Chiquinho, diretores do Clube.


Como jornalista, não perdi a oportunidade de conversar com Darcy e com o AF Igor Macedo. Como sabemos, ambos estiveram na  Olimpíada de Baku. O primeiro na condição de delegado da FIDE e o segundo como árbitro. Os dois me falaram, com entusiasmo, da organização e sucesso desse evento, que é o maior do mundo.
Igor me contou que a viagem é longa. O seu deslocamento de Natal para Baku, durou cerca de 40 horas .



 
A experiência de Darcy com esse tipo de competição é impressionante. Afinal, como jogador ou como dirigente, ele já participou de 15 Olimpíadas, mas não poupou elogios a essa última. Disse da boa participação da delegação do Brasil e em geral de toda a América do Sul, que fez sua melhor Olimpíada da história. Perguntei pelo GM peruano Júlio Granda, de quem Darcy é muito amigo. Problema com a Federação do Peru deixou de fora esse grande jogador.


Aproveitei e perguntei a Darcy qual o critério que a CBX usa para indicar os participantes brasileiros, masculino e feminino. Pela força do ELO e ter jogado até 30 partidas oficiais no ano. Mequinho e Milos, por exemplo, estão sem jogar e essa foi a razão de suas ausências. Já o Krikor, por razões de ordem pessoal. A briga do seu pais de origem, com o país sede, não o deixou a vontade e preferiu não ir.

Duas informações últimas: a certeza de que o potiguar AF Igor Macedo vai receber o diploma de Árbitro Internacional, brevemente, possivelmente no início de 2017, e o grande lance da Olimpíada de Baku, ou seja, a vitória da Ministra da Fazendo da Letonia, WGM Dana Ozola, que venceu, com méritos para a atual campeã do mundo, a chinesinha, Hou Yifan.
E para encerrar, perguntei sua opinião a respeito do match Carlsen x Karjakin, em novembro, em Nova York, que Darcy vai assistir algumas partidas ao vivo. A resposta dele... Bem, alguém tem dúvida! Carlsen, sem pestanejar!
Vejam algumas das fotos que contam um pouco da visita do GM Darcy Lima num clima de confraternização.

Um comentário: