terça-feira, 6 de setembro de 2016

Ministra derrota chinesinha!

Dana Ozola, uma mulher espetacular!
Por Fernando Melo

Esta jovem senhora da foto, 34 anos, casada,  é enxadrista com Elo WGM 2243. Ela está participando da Olimpíada de Baku, pela Letonia. Até aí tudo normal.Mas acontece que ela é protagonista do maior feito até agora nessse evento maior do xadrez mundial. Isso mesmo, ela venceu nada mais nada menos do que a campeã do mundo, a nossa querida chinesinha GM Hou Yifan!!

Seu nome é Dana Reizniere-Ozola e confesso ter ficado impressionado com o seu múltiplo saber, e neste instante, não estou me referindo ao tabuleiro,. mas sim à sua vida de cientista e de política. Formada em Negócios Internacionais. na Universidade da Finlandia, em Direito e Linguística, na Universidade da Letonia; Tem Mestrado Profissional em Tradução e Terminologia e ocupa atualmente um importante cargo na política do seu país: Ministra das Finanças da Letonia!

No xadrez, Dana também impressiona! Campeã feminina do seu país nos anos de  1998, 1999, 2000 e 2001, quatro anos seguidos! Participante ativa da Olimpiada da FIDE, em oito oportunidades!  Vencer Hou Yifan é vencer o Xadrez! Dana entra assim para a história com esse feito!  

Um comentário:

  1. Legal mesmo foi reação dela ao ganhar. Feito da vida!

    https://twitter.com/DanielKingChess/status/772827062386262016

    ResponderExcluir