sábado, 17 de setembro de 2016

O melhor de Baku foi ...?



Terá sido Magnus Carlsen? Ou Nakamura? Foi o Caruana? Terá sido o Karjakin? Errou quem pensou nesses quatro. Foi o georgiano Baadur Jobava, melhor primeiro tabuleiro da Olimpíada de Baku. marcando 8 pontos em 10, e com uma perfomance de 2926, e ganhando assim a Medalha de Ouro. A de Prata ficou com o cubano Leinie Domingues, E o Bronze fiocu com o italiano (naturalziao norte-aemricano) Fabiano Caruana. Na foto, Jobava no centro.

.

Um comentário:

  1. Caro Fernando Melo,
    Acredito que o melhor jogador da Olimpíada de Baku foi Eugênio Torre da equipe de Filipinas. Nascido em 1951 (65 anos!!) e tendo um rating de 2447 ele teve no terceiro tabuleiro de seu país um desempenho de 10 em 11 (90,9% !!) com ratingperformance de 2836. Enfrentou 6 Gm's (derrotou 4), dois MI's (derrotou 2) dois MF's e um MC (derrotou os três). Enfrentou 7 adversários com rating superior ao seu e fez 6 pontos em 7. O rating médio de seus adversários foi de 2452 e ele derrotou jogadores como o Ivan Lopez Salgado 2662 (25 anos de idade), Diego Flores 2595 (34 anos) Axel Rambaldoni 2567 (24 anos); todos jovens com idade para ser filhos ou netos dele. Você que é fã do Fischer deve se lembrar que eles eram amigos e que o Eugênio Torre chegou a ser o "segundo" do Fischer no match de 1991 contra o Spassky.
    O Eugênio Torre não recebeu destaque, pelo que eu saiba, em nenhum site de xadrez, mas para mim é difícil imaginar maior prova de competitividade, longevidade e amor ao xadrez do que ele realizou nesta Olimpíada. O problema é que ele não gera mídia, mas que foi bonito o que ele fez foi!
    Chamo-me Luiz Gustavo e gosto de ler seu blog. Espero não ter sido muito chato e alongado em meu comentário. Parabéns por seu trabalho de divulgação do xadrez

    ResponderExcluir