quinta-feira, 24 de março de 2016

Lembrando Smyslov!



O GM Vassily Smyslov, nascido em Moscou,  entrou para história quando derrotou Botvinnik e tornou-se, em 1957, o sétimo campeão do mundo. Mas seu reinado durou apenas um ano, já que Botvnnik recuperou o título. Naquele tempo, o campeão derrotado tinha direito de desafiar o seu vencedor no ano seguinte. Além de enxadrista, Smyslov era um respeitado cantor de ópera. Hoje, 24 de março, é o seu aniversário de nascimento. Ele faleceu em 27 de março de 2010, três dias depois de completar 89 anos! Nossa homenagem ao mestre Smyslov, que aparece na foto, em 1960, quando da Ol,. de Leipzig. 

3 comentários:

  1. Aprendi com ele, Fernando ... PARTIDAS SELECIONADAS DE V.V.SMYSLOV (livro de capa amarela, com a foto de um relógio de xadrez). Meu primeiro livro depois de aprender os movimentos.

    ResponderExcluir
  2. Além do grande livro, com comtários ótimos do próprio Smyslov, vale a pena destacar que ele disputou três matches contra Botvinik pelo título mundial (1954, 57 e 58) empatando o primeiro, vencendo o segundo e perdendo o terceiro e que na soma dos três ele seria o vitorioso diante de Botvinik. É curioso também considerar que assim como Korchnoi, que foi homenageado em um post anterior, Smyslov também apresentou impressionante longevidade competitiva coneguindo ser finalista do torneio de candidatos em 1984, aos 63 anos, sendo derrotado no match final por Kasparov.

    ResponderExcluir