segunda-feira, 7 de março de 2016

VII Memorial Bobby Fischer - Faltam 4 dias!

Os emparceiramentos para os matches [do Torneio dos Candidatos] foram feitos depois da cerimônia de encerramento [do Interzonal de Palma de Mallorca – 1970]. O primeiro a aparecer no caminho de Fischer foi Taimanov.

Sobre o confronto, que foi disputado na Canadá, o adversário de Fischer disse: (...) “É claro, Fischer é um jogador maravilhoso, mas na minha opinião sua força não é sobre-humana. Em todo o caso, é possível medir forças com ele e é exatamente isso o que eu vou fazer.”
...
MGP - Vol. 4: Embora a imprensa de forma unânime previsse a vitória do Grande Mestre norte-americano, não havia tal unidade entre os especialistas. Tal, por exemplo, achava que “no jogo agudo Taimanov tem chances de se opor com sucesso a Fischer”. Otimismo comedido também foi expresso por Botvinnik: “(...) É preciso levar em consideração que Fischer não tem experiência de match... Se Taimanov estiver preparado, ele tem chances práticas.”

Kasparov avaliza essa percepção que reinava antes do match: De fato, Fischer praticamente não tinha experiência de match no nível mais alto. Com exceção de seus matches jogados há muito tempo com Cardoso e Reshevsky, ele tinha o curto – e bem sucedido – duelo contra Petrosian no “Match do Século” (3-1) a seu crédito. O jogo em matches tem sua natureza específica, e ninguém podia dizer de antemão como Fischer, mimado pelos seus sucessos, se comportaria quando encontrasse resistência.

Na  sequência da obra, Kasparov analisa em detalhes as 4 primeiras partidas do match, que foram todas vencidas por Fischer.  O destaque vai para a 2ª partida, que fora adiada por duas vezes e somente foi decidida após a 3ª partida. No lance 81 da referida 2ª partida Taimanov, de negras, comete um grave erro com Re4.

Diz Kasparov: Sem dúvida o mais terrível pesadelo na biografia enxadrística de Mark Taimanov. As pretas tinham uma escolha simples de quatro lances, três dos quais conduziam a um empate rápido, e um para uma derrota igualmente rápida. E esse foi justamente o que Taimanov fez...

Após essa partida [com a contagem de 0-3]... O Grande Mestre soviético obviamente ficou chocado e foi levado ao hospital com pressão alta. O jogo continuou somente quatro dias depois.

Após a série de fracassos, Taimanov se sentiu condenado, enquanto Fischer, que definitivamente tinha superado seu costumeiro complexo inicial e se livrado do nervosismo, começou a jogar de forma muito confiante e quase sem falhas. Um Fischer assim era terrível para qualquer adversário!

A 4ª partida, em especial, impressionou Kasparov, que revelou, após concluir sua análise sobre ela: Essa partida é uma daquelas que exerce uma forte influência na memória de enxadristas de muitas gerações. Eu me lembro bem de como todos seguiram esse match e como (...) acompanhei esse final no Palácio de Pioneiros de Baku, admirando e sendo surpreendido pela habilidade de Fischer em separar a posição em suas partes componentes com tal simplicidade... Mais de trinta anos agora já se passaram e essa partida permanece como um modelo insuperável de jogo de final de bispo contra cavalo (...) [grifo do RC].

Sobre as 2 últimas partidas do match, também vencidas por Fischer, Kasparov faz um rápido comentário. E o placar final foi um acachapante 6 x 0!

MGP - Vol. 4: Em sua avaliação do match Bobby demonstrou magnanimidade: “O resultado de 6-0 foi muito alto. A luta foi muito mais difícil do que a contagem sugere. Taimanov teve uma posição vencedora na 3ª partida, onde empregou com sucesso uma novidade, e a vantagem na 1ª e na 5ª. É mais fácil ser um cavalheiro quando se vence do que quando se perde, e então eu saúdo meu adversário.”
...
É claro que mesmo antes do match poucos na União Soviética duvidaram que Fischer venceria, mas por 6-0?! Todos estavam chocados! Como D. Postnikov, então Presidente da Federação de Xadrez da URSS, expressou: “Os enxadristas soviéticos nunca tinham experimentado um fenômeno assim vergonhoso!”

Foi decidido castigar Taimanov – como um exemplo para os outros. Um pretexto foi encontrado: numa inspeção alfandegária no Aeroporto Sheremetyevo eles encontraram em sua bagagem o romance de Solzhenitsyn O Primeiro Círculo, que naquela época estava proibido de ser levado para dentro do país. Como consequência, Taimanov foi despojado de seu título de de “Mestre Honorário do Esporte”, excluído da equipe da URSS, e impedido de viajar ao exterior por quase dois anos...

(Reedição da série de postagens 'Bobby Fischer: uma vida em 30 dias', publicada neste blog em 2015, com base em extratos do Vol. 4 do livro 'Meus Grandes Predecessores' de Garry Kasparov - Ed. Solis)

Um comentário:

  1. Imagino o que pensou Botvinnik, quando terminou o match entre Fischer - Taimanov. Botvinnik, a então lenda viva dos soviéticos, certamente sentiu que não tinha parelha para Fischer. E deu no que deu, já que na sua corrida para o titulo máximo, Fischer ainda enfrentou um dinamarquês e dois soviéticos, com vitórias marcantes, e que certamente serão citadas por Fernando Sá nessa excelente sequência de matérias.

    ResponderExcluir