segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Uma Resenha dos Jogos da Juventude - Belém/PA

(fonte: facebook)
Terminaram neste domingo, dia 10, os Jogos Escolares da Juventude, da faixa etária 15 a 17 anos, que ocorreram em Belém, Capital do Pará. Organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro esse evento é o maior acontecimento estudantil esportivo do país, considerado uma referência internacional. A arbitragem foi do conceituado AI Elcio Mourão, cuja cobertura e fotos em seu blog, nos permite notar a belíssima estrutura do evento, que deve ter encantado a garotada de todo o país (veja seleção de imagens, ao final).

Na competição masculina, participaram 27 jogadores, cada qual representando um Estado da Federação. Já o feminino contou com 25 participantes, sendo também todas elas de Estados diferentes.

Entre os meninos, a Paraíba foi representada pelo aluno do IFPB – Campus de João Pessoa, o nosso conhecido Luiz Antonio da Silva Tomaz (Elo 1915), 16 anos, jovem revelação do xadrez da nossa terra, que ocupou a posição de número 8 no ranking inicial. A campanha de Tomaz pode ter sido considerada satisfatória, dado que, numa competição de 5 rodadas, ele enfrentou os representantes do Paraná (Elo 2135) e do Rio de Janeiro (Elo 2106), 1º e 3º pré-rankeados do torneio, além de medir forças com o jogador de São Paulo (Elo 2000). Tomaz foi vencido por aqueles dois e triunfou ante o paulista, acabando em 9º lugar, com 3 pontos. Se vencesse o carioca na rodada final, o paraibano poderia ter alcançado o 2º lugar nesse evento nacional. O campeão foi o MF Arthur Gontijo Chiari (MG), com 5 pontos em 5!

Já na disputa das meninas, a Paraíba contou a representação de Myllena Lustosa Cabral Gomes, da Escola Estadual de Mãe D’Água, que, em números, teve participação idêntica a de Tomaz, chegando em 9º lugar, com 3 pontos, após ter ocupado o oitavo posto da classificação inicial. Myllena conseguiu também fazer um bom torneio, vencendo a jogadora de São Paulo e sendo vencida por aquela que viria a ser a campeã da prova. Assim, como no masculino, ela, a campeã, também saiu das Minas Gerais, com a WCM Fernanda dos Santos Rodrigues (Elo 1909), que somou 4,5 pontos, superando nos critérios de desempate a nossa querida Ramyres Coelho, de Pernambuco.


Por fim, vale o registro da importante participação de Arthur Olinto nesses Jogos, capitaneando a delegação paraibana. Na foto principal desta matéria, Arthur e Tomaz aparecem celebrando a nossa paraibanidade!

Foi esse, portanto, um resumo desse relevante evento de xadrez para os nossos jovens, que certamente trarão na bagagem muita alegria pela experiência de terem passado esses dias no Pará, num agradável clima de Olimpíadas! Tomara que o Brasil continue assim, valorizando cada vez mais o investimento em esporte para a sua juventude e formando, certamente, os nossos campeões de amanhã! Muito bom!

























3 comentários:

  1. Uma coisa que você amigo Fernando citou foi que eu conquistei a prata no xadrez Blitz misto, que contou com 51 participantes, e derrotando o campeão do pensado, o MF Arthur Chiari -2074-, Na última rodada.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Mestre Tomaz,Sucesso na vida longa enxadrística e estudantil.

    ResponderExcluir