quinta-feira, 21 de novembro de 2013

CHENNAI – 9ª partida – Carlsen campeão amanhã!

O MATCH DE CHENNAI: TOTAL DOMÍNIO DO DESAFIANTE, DESDE FISCHER! (Foto: site oficial)

Espanto! Esse deve ser o sentimento de boa parte da comunidade enxadrística mundial com os acontecimentos de Chennai. O fato é que o desafiante, número 1 do mundo e detentor do maior rating da história do xadrez, Magnus Carlsen, não tomou conhecimento do atual campeão mundial e vai vencendo o match por folgados 6 a 3, com 3 vitórias contra nenhuma de Anand, sendo 6 empates. Tamanha supremacia do desafiante talvez só tenha sido vista no lendário confronto Spassky x Fischer, na década de 70. 

A vitória de hoje, na nona partida praticamente proclama Carlsen o mais novo campeão mundial de xadrez, já que Anand teria que vencer as 3 partidas restantes, das 12 programadas, para empatar o match. Isso, a essas alturas, soa risível, não é mesmo? Amanhã, portanto, com a 10ª partida, haveremos de ter, de forma oficial, o fim do match, muito provavelmente com um rápido empate, que há de satisfazer ambos os contendores. Afinal faz de Carlsen o campeão e acaba o martírio de Anand! 

No jogo de hoje, tivemos o indiano abrindo com 1.d4, pela primeira vez no match, tentando, talvez sua última cartada. Em princípio, a estratégia funcionou, pois com a Nimzoíndia escolhida por Carlsen, a partida enveredou por um jogo franco, onde Anand conseguiu forte ataque no flanco do rei e seu oponente buscou o contra-ataque na ala da dama, além de se defender com incrível precisão das ameaças ao seu monarca. Pela primeira e, certamente, última vez nesse duelo, vimos uma partida com boas possibilidades táticas, que, em tese, poderia favorecer a desesperada busca de Anand pela vitória. Em nome do ataque, o anfitrião permitiu a Carlsen coroar outra dama, mas cometeu um grave erro, em seguida, com 28. Cf1(?), ao invés de Bf1 (imagem), vindo a abandonar no lance seguinte, após o 29...De1 do norueguês, que paralisou o ataque do indiano. 

O que teria se passado com Anand para cometer tamanha falha? Quem pôde acompanhar a conferência de imprensa após o jogo talvez possa ter conseguido escutar de Anand alguma explicação. Vale observar a repercussão na mídia especializada para saber mais sobre aquele que pode ter sido o maior erro da brilhante carreira de Viswanathan Anand! Amanhã teremos Carlsen campeão!

2 comentários:

  1. Verdade Fernando você tem razão. O bispo f1 daria um bom ataque para as brancas. Realmente o Carlsen é um jogador de finais diferenciado, porém nem tivemos chance de assistir a este final. O Anand perdeu a oportunidade de tentar ganhar ao menos uma. Pobre Anand....

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir