domingo, 24 de novembro de 2013

Chennai, pelos protagonistas!

Fotos: site oficial

A partir de breves adaptações da matéria publicada ontem no site Chessbase, trazemos para os nossos leitores algumas impressões dos dois contendores do match de Chennai, que consagrou Magnus Carlsen como o campeão mundial de xadrez de 2013. As opiniões foram expressadas na conferência de imprensa, ao término da décima e última partida. 

Anand, de início, logo reconheceu que o match foi claramente dominado pelo seu oponente. Em seguida, argumentou que, no começo das disputas, pensou que sua sorte iria depender muito de quanto ele aguentaria jogar longas partidas, sem cometer erros. Disse ele, que este ano muitos erros vinham acontecendo em suas partidas, fato que ele estava procurando combater, mas que acabou não conseguindo em Chennai. O indiano pareceu não se conformar em perder a 5ª partida, tal e como ele perdeu. Tinha uma boa posição na abertura e cometeu um deslize: "A 5ª partida foi um forte golpe. Depois as coisas foram de mal a pior".  Anand reconheceu, porém, que os erros que cometeu foram além de sua própria conta: Foi Magnus que me induziu a cometê-los. Tem todo o meu respeito." Por fim, o indiano, arrematou dizendo que simplesmente não esteve em condições para por em prática sua estratégia. 

Já Carlsen, falando pela primeira vez como campeão do mundo, agradeceu empenhadamente a recepção que teve em Chennai: "Fiquei encantado com a forma com que me tratam aqui. Tudo tem sido fenomenal. Todos os meus desejos têm sido atendidos. Isso também inclui a minha equipe. Minhas expectativas têm sido superadas, em muito." Quanto ao match, admitiu que esteve nervoso na primeira partida e talvez ainda não totalmente preparado para tão importante duelo. Considerou normal o empate do segundo jogo e acusou que se viu num momento delicado na terceira partida. Porém nessa e na partida seguinte, percebeu que seu adversário também era vulnerável! Depois disso, o genial norueguês confessou que se sentia completamente concentrado na competição e não se preocupava com mais nada, quando então começou a jogar xadrez de maneira totalmente normal, o que funcionou muito bem. O novo campeão também admitiu que teve parte da responsabilidade pelos erros de Anand. "Isso é assim há muito tempo. Simplesmente jogo e os outros erram ante a pressão, mesmo em um campeonato do mundo! Naturalmente, cada um dos erros cometidos é extraordinário, mas esse tipo de coisas acontece quando se está sob pressão. Isso foi precisamente o que eu queria conseguir nesse duelo. Forçá-lo a ficar ante ao tabuleiro e jogar partidas longas." Por fim, perguntado sobre o que faria agora, como campeão do mundo, disse Carlsen: "Verei. Ainda não sei!"

Está prevista para acontecer amanhã, em Chennai, a cerimônia de premiação desse campeonato mundial, onde Carlsen, além das demais honrarias, receberá o valor de 600.000 euros, ficando Anand com 400.000 euros.

Começa-se assim o reinado de Magnus Carlsen, que haverá de se submeter a nova prova daqui a 1 ano, contra um novo desafiante, a ser decidido no Torneio dos Candidatos, previsto para acontecer em Khanty-Mansiysk, na Sibéria, entre os dias 12  e 30 de março de 2014. Eis os futuros candidatos: Anand(!), Andreikin, Aronian, Karjakin, Kramnik, Mamedyarov, Svidler e Topalov.  Barbada! A "preço" de hoje, continuo apostando todas as minhas fichas em Carlsen! E você, meu caro leitor?



2 comentários:

  1. Carlsen é favoritissimo ante qualquer um desses,porém nesse torneio penso que Karjakin,Aronian e talvez Mamedyarov possam evoluir e criar dificuldades, creio que a experiencia adquirida no Candidatos ajuda no match,ainda levando em conta que o mundo jogue o favoritismo para Carlsen, mas aqui é só um mero palpite de um Capivara ,rsrs

    ResponderExcluir
  2. Vejo em Aronian o único a ter capacidade de igualar o match com Carlsen.

    ResponderExcluir