sábado, 14 de junho de 2014

O xadrez da camisa da Croácia


Recebemos hoje e-mail do promotor de justiça e enxadrista, Alexandre Teixeira, relatando-nos sua descoberta sobre aquilo que pode ser a origem do uniforme xadrez da seleção da Croácia.

A constatação de Alexandre partiu da informação de seu filho Heitor (que começa a jogar xadrez, para a alegria do pai), segundo a qual a estampa quadriculada da camisa croata é uma homenagem a uma partida de xadrez!

Alexandre foi então pesquisar essa história e descobriu um texto do site GQ Brasil, que sugere mesmo essa associação com uma partida de xadrez, como uma das possíveis origens desse padrão da Croácia.

Diz o texto que "o padrão enxadrezado é uma verdadeira paixão da população croata e um dos componentes mais fortes da identidade do país. Está presente no brasão de armas atual – elaborado em 1991, logo após a independência da Iugoslávia – e também figurou nos emblemas antecessores. Houve muita modificação nos brasões croatas, devido a circunstâncias políticas, mas o xadrez em vermelho e branco sempre permaneceu lá."

Segundo esse texto, "a origem do xadrez – cujo nome no idioma local é šahovnica – é um tanto quanto controversa. Segundo algumas versões, é referente a duas etnias, apelidadas de Croácia Vermelha e Croácia Branca, que compõem a população do país. Outras relatam que o padrão deriva da própria formação do povo croata, que teria sido originado onde é o Irã e, em sua caminhada rumo à Europa, adotara o sistema de cores para identificação e direcionamento na trajetória. Uma terceira possibilidade, um tanto quanto romantizada, diz que o desenho é uma homenagem a uma vitória épica que o rei croata Stjepan Drzislav teve no xadrez contra um príncipe da região do Vêneto, hoje parte da Itália."


Nós, enquanto súditos da Deusa Caíssa, podemos muito bem acreditar nessa última versão, não é? Que assim seja! E desse modo a Croácia passa a ter a nossa simpatia! Aliás, o próprio Alexandre confessou que passará a torcer também para eles nessa Copa do Mundo! Assim, se não der Brasil, que vença mesmo o país da camisa xadrez!

Um comentário:

  1. isso passou no globo esporte.rei croata Stjepan Drzislav teve no xadrez contra um príncipe da região do Vêneto, hoje parte da Itália."

    ResponderExcluir