segunda-feira, 9 de junho de 2014

Norway Chess - Está ficando emocionante!

Topalov x Kramnik: "Engolindo-se" mutuamente! (foto: Chessbase)

A três rodadas do final, o Norway Chess ganha em emoção. Hoje Kramnik tropeçou diante do então "lanterna" Topalov, na única partida em que não houve empate. Ainda assim o russo manteve a liderança do torneio, desta vez compartilhada com Carlsen e Caruana, todos com 3,5 pontos. 

O detalhe é que um ritual bastante comum e cordial no xadrez não foi cumprido na partida entre Kramnik e Topalov: eles não se cumprimentaram! Engoliram-se mutuamente! Aliás parece que essa indelicadeza é usual entre ambos, que são desafetos recíprocos. 

Pois é... Até na elite do xadrez tem dessas coisas, o que devemos lamentar, posto que não condiz com a nobreza do esporte!

Em relação ao torneio em si, um outro detalhe pode ser notado: apenas os anfitriões noruegueses Carlsen e Agdestein não perderam ainda. Todos os outros tiveram ao menos um revés. Bom para Agdestein, que vai supreendendo em meio a jogadores com considerável superioridade no Elo.

E quanto aos três que lideram, vale dizer que não haverá luta direta, pois eles já jogaram entre si. Agora é não perder pontos e torcer pelo tropeço dos demais. Sem contar que a turma dos 3 pontos também continua bem viva na disputa. Pelo andar da carruagem a decisão deve ficar mesmo para a última rodada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário