domingo, 2 de fevereiro de 2014

Gibraltar: Um laboratório da força do Elo

(foto: site oficial)

Pode observar: ainda que aqui ou acolá aconteça alguma surpresa, como a derrota do GM Neuris Delgado para um chileno não titulado, no torneio do Paraguai (conforme noticiamos abaixo), o que prevalece quase sempre é a força do Elo. 

Isso pode ser comprovado com certa regularidade no Aberto de Gibraltar, que pode ser visto como um laboratório para essa teoria. Pelo menos na perspectiva da participação dos brasileiros. Afora o empate de Fier diante de Adams, tudo o que temos visto parece mesmo refletir a diferença de rating. 

Hoje, por exemplo, pela 6ª rodada, o nosso GM Krikor foi vencido pelo GM Dreev (2673). Também saíram derrotados Proudian e Silveira. Os vencedores da "pátria amada" foram Fier e El Debs. 

No momento, quem lidera isolado com 5,5 pontos é o ucraniano Ivanchuk (foto). Amanhã ele enfrenta o inglês Michael Adams na mesa 1. Entre os brasileiros o destaque será Fier, que jogará na mesa 8 contra o GM tcheco David Navara (2702). Vamos torcer para que tenhamos mais uma exceção à prevalência do rating!

Abaixo, vemos a situação atual dos brasileiros em Gibraltar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário