sábado, 22 de abril de 2017

Fischer: vitória moral em Bled

Por R. Braine 

Chess Life - Nov 1961, pp. 304-305


O recente Grande Torneio Jubileu Internacional realizado em Bled na Iugoslávia deve trazer alegria para os jogadores de xadrez americanos e para o público americano em geral, devido a duas coisas: uma é a notável demonstração do jovem, mas experiente chesswise, Bobby Fischer, de 18 anos. O outro é o show dos nossos dois representantes, Fischer e Arthur Bisguier, neste torneio de convite, contra os jogadores da União Soviética. Contra os quatro Grandes Mestres soviéticos Tal, Keres. Petrosian, Geller, os nossos jogadores marcaram 6 dos 8 pontos! Bobby venceuTal, Petrosian e Geller e empatou com Keres, pontuando 3,5 em 4. Bisguier bateu Keres e Geller, empatou com o atual campeão da URSS, Petrosian, e perdeu apenas para Tal, com uma pontuação positiva de 2,5 a 4. Um  maravilhoso presságio para o futuro.

Bobby ganhou de Tal, a única perda do último, e foi o único que passou pelo torneio invicto! Tal venceu o torneio com 14,5 pontos, com Bobby em segundo lugar com 13,5. Mas Bobby venceu Tal em seu confronto individual, e Bobby chega em casa como um vencedor "moral". Tal venceu 11, perdeu uma e empatou apenas sete jogos, com a pontuação de 14,5 ou 76,3%. Bobby venceu oito, não perdeu nenhuma e empatou onze vezes., marcando 13,5 ou 71%. Bisguier venceu seis, perdeu seis, empatou nove jogos, marcando 9,5 pontos ou 50%.

Foi na segunda rodada que Fischer bateu Tal. E na terceira rodada Bisguier ganhou do grande Paul Keres. Na rodada quatro, Bobby marcou uma vitória maravilhosa contra Olafsson. Quando o veterano Najdorf e o Dr. Trifunovic, na 5ª rodada, empataram em onze lances, o árbitro Milan Vidma, parou todos  os jogos e apelou por jogos de luta e a não participação de segundos em jogos adiados. Os leitores vão recordar o relatório de Hugo Bjorc, Secretário da FIDE na edição de setembro do Chess Life, sobre ambas as questões levantadas pelo Grande Mestre Milan Vidmar da Iugoslávia no Congresso FIDE de  1960 em Leipzig. Na sexta rodada. Fischer recebeu uma ovação de pé quando derrotou Geller.

Tal e Fischer foram ombro a ombro através da 15ª rodada, mas nas últimas quatro rodadas Bobby venceu apenas um jogo e empatou três marcando 2,5 pontos. Por outro lado, Tal empatou uma e venceu três, marcando 3,5. Na rodada 16, Tal ganhou para Germek enquanto Fischer empatou com Keres. Na rodada 17 Bisguier bateu Geller em excelente estilo. Tal contra Pachman jogou oito movimentos de peão consecutivos na abertura e ainda ganhou...

Na rodada final, Tal ganhou para Nsjdorf e Fischer empatou com Ivkov. Tal terminou em primeiro e Fischer em segundo. Na disputa pelo terceiro lugar, Gligoric perdeu para Petrosian, sua única derrota no torneio, e Keres venceu Donner, ocorrendo asim um triplo empate para o terceiro lugar com Gligoric, Keres e Petrosian. Bruno Parma, da Iugoslávia, atual Campeão do Mundo Junior, distinguiu-se ao alcançar o oitavo lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário