domingo, 2 de abril de 2017

Fischer comenta o " VIII Bobby Fischer!"

Por Fernando Melo

Sexta-feira passada estive com Bobby Fischer numa colonia espiritual. Foi uma conversa bastante proveitosa e oportuna. No geral, ele gostou do VIII Memorial Bobby Fischer. Fez algumas observações no sentido de melhorar, não a organização em si, mas o entusiasmo dos jogadores em  torneios desse porte, onde se exige muito dos que dirigem. Lamentou a ausência do GM Darcy Lima, que por motivo de saúde não veio jogar e prestigiar o evento. Reconhece que a CBX vem evoluindo, principalmente no que se refere ao empenho em favor da juventude. É preciso fazer muito pelos jovens de todos os recantos e isso o Darcy vem fazendo, me disse ele.

Uma das observações curiosas, que aqui chamo a atenção de Fernando Sá, pelo que Fischer disse sobre a organização do torneio, que para ele, está solidificada, é que está na cabeça de todos a vontade de voltar, por acreditar na direção e na arbitragem, e assim sentir saudades. 

Mas Fischer tocou num ponto delicado, porque é cultural. Quando termina a última rodada, quase a metade dos participantes vai embora, sem esperar a cerimônia de encerramento, que é o ponto alto do torneio.  

Isso precisa mudar! Existem caminhos para isso e um deles, observa Fischer, é premiar "ao vivo" apenas os três primeiros colocados, formando o pódium e, numa grande foto, todos os participantes em volta dos três vencedores que ficarão sentados, para serem destacados. E para ganhar tempo e todos voltarem para seus lares. os demais classificados receberiam seus prêmios por via bancária e pelo correio, num prazo a ser determinado. Tudo isso pode constar no próprio Regulamento do evento.

Será que todos os participantes vão concordar? Será que a direção vai concordar? Pergunto e Fischer me responde: Talvez não de imediato, mas com o passar dos anos, tocando sempre nessa tecla, é bem possível que venha acontecer e se tornar uma prática normal. 

Fischer disse que precisava ir. Fiquei sozinho, pensando no que ele falara. Pelo menos é uma sugestão, que tem o meu aval e por esta causa, dentro do possível, vou lutar. Imagino uma foto com todos os participantes e dirigentes juntos! Valeria a pena todo o esforço!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário